Gerdau anuncia seu sucessor na próxima semana
17/11/06
Sérgio Bueno
17/11/2006
;
Às vésperas de completar 70 anos, em dezembro, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter anuncia na terça-feira quem será seu sucessor na presidência executiva do grupo, maior produtor de aços longos das Américas. Ele deixará o cargo no início de 2007 e permanecerá à frente do conselho de administração, concluindo um processo iniciado ainda em 2001 e que contou com a participação de consultorias internacionais.
;
O substituto de Jorge será anunciado ao mesmo tempo em que ele vem sendo cotado para integrar o futuro ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tem conversado regularmente nos últimos meses. O empresário, porém, negou que tenha interesse de entrar para o governo.
;
Jorge será substituído pelo filho, André, ou pelo sobrinho Cláudio, filho do irmão Klaus. Os dois têm 43 anos, são vice-presidentes executivos do conglomerado e vêm sendo preparados e avaliados para assumir o cargo num momento de consolidação da siderurgia mundial. Os vice-presidentes Frederico Gerdau Johannpeter (sênior), irmão de Jorge, e Carlos Petry também deixarão o comitê executivo do grupo e permanecerão apenas no conselho de administração.
;
Jorge deixa o cargo, assumido em 1983, após levar o grupo à 14ª posição no ranking mundial, segundo o Instituto Internacional de Ferro e Aço. Desde então, o conglomerado passou de seis para 32 usinas em oito países (Brasil, EUA, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e Colômbia), além de participação na espanhola Sidenor. A capacidade instalada subiu de 1,3 milhão para 19,5 milhões de toneladas por ano no período.
Valor Econômico