MG exporta mais com menos qualidade
26/07/07
As exportações mineiras cresceram 22% no primeiro semestre deste ano, mas perderam em qualidade. De acordo com dados divulgados ontem pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a alta foi puxada pelos produtos básicos, que cresceram 28,7% e semi- manufaturados, com aumento de 28%. A venda de produtos acabados, que têm maior valor agregado, aumentou 11,4%. O crescimento das vendas de produtos de menor valor se refletiu também nos destinos das mercadorias. Pela primeira vez a China, que compra minério, produtos agrícolas e outras mercadorias básicas, apareceu como principal mercado dos produtos de Minas em um semestre fechado. O país asiático roubou dos Estados Unidos a liderança do ranking há dois meses e, de janeiro a junho, comprou 15,1% dos produtos exportados pelo Estado. O volume de negócios foi de US$ 1,287 bilhão, 88% a mais que no mesmo período do ano passado. Já as vendas para os Estados Unidos caíram 1,4% e o país fechou o semestre com uma participação de 14,2% nas exportações mineiras, com um total de US$ 1,203 bilhão. (APP)
O Tempo