Empresa já negocia construção de um ramal ferroviário com malha da MRS
27/06/07
O presidente da London Mining no Brasil está ciente de que o sucesso do projeto de expansão em Minas Gerais depende do enfrentamento do `gargalo logístico`. As pequenas e médias empresas da região, sem condições de concorrer com as grandes mineradoras e siderúrgicas pelos serviços nos portos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, não conseguem escoar a produção para o mercado internacional.A London Mining já negocia a construção de um ramal ferroviário com a malha da MRS, 35 quilômetros ao sul da mineradora. E discute parcerias estratégicas para disputa da exploração dos portos de Itaguaí e de Sepetiba, no Rio.Ramos diz que a multinacional está apta a liderar um `trabalho conjunto` com as mineradoras locais. `Tanto em termos operacionais quanto em termos comerciais`, observou. `A possibilidade de sinergia (entre as mineradoras) eu diria que estava um pouco aquém. O diferencial nosso é essa abertura para alavancar a região.`Recentemente, a Associação das Mineradoras de Serra Azul (Amisa) deflagrou um movimento junto ao governo estadual com o objetivo de conquistar uma `janela` para o mar no porto de Itaguaí.INVESTIMENTOSEm meio à frenética corrida mundial pelo minério de ferro, Ramos afirma que outros grupos também têm interesse em aquisições na Serra Azul. `Acredito que vai haver uma mudança muito grande num curto prazo na capacidade produtiva geral dos mineradores.`O executivo, no entanto, ressalta que essa ampliação depende de investimentos mais robustos na construção de usinas de concentração. `Há empresas fazendo investimentos, mas numa capacidade aquém do que seria interessante`, disse Ramos, que não descarta a construção no futuro de uma usina pelotizadora de minério.O valor pago pela Minas Itatiaiuçu não foi revelado. Dentro de 12 meses, o presidente da London Mining no Brasil espera que o projeto de expansão em Itatiaiuçu esteja em plena operação, o que deverá ampliar o quadro de funcionários da mineradora de 100 para 400 empregados.
O Estado de São Paulo