Dia do Geólogo comemora 50 anos de ensino de referência
30/05/07
Hoje, quando se comemora o Dia do Geólogo, as atenções no mundo estarão voltadas para o Ano Internacional do Planeta Terra e, no Brasil, para o Centenário do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil e os 50 anos de criação dos cursos de Geologia do país. Na Bahia, as comemorações vão acontecer com uma importante programação, pois é na Universidade Federal da Bahia (UFBa) que funciona um dos melhores destes cursos do Brasil.
O curso de Geologia só foi criado no Brasil na década de 50, na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. No mesmo período o curso foi implantado também na Bahia. Na década seguinte, em 1968, foi criado o Instituto de Geociências, no bojo da reforma do ensino universitário brasileiro, através do Decreto – Lei nº 53, de 18.11.1966, absorvendo a antiga Escola de Geologia, uma das mais antigas do Brasil, implantada em 1957.
;
No Instituto de Geociências da Ufba abrigam o Curso de Graduação em Geologia, o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, o Laboratório de Geoquímica, as disciplinas geológicas do Curso de História Regional da Faculdade de Filosofia e da Escola Politécnica e o Curso de Geografia. Depois, em 1992, foi também incorporado ao Instituto de Geociências o Curso de Graduação em Geofísica.
;
Desde a sua criação, o curso tem sido uma referência no ensino das Geociências, formando profissionais que já desenvolveram relevantes serviços ao Brasil, e na Bahia em especial, a exemplo da estruturação e do desenvolvimento do setor mineral do Estado, reconhecido em todo o País.
Desta forma, as atenções voltadas para o Ano Internacional do Planeta Terra fazem parte de uma agenda estratégica de preocupação constante com as questões ligadas ao setor, que vem afetando e preocupando as populações em todo o mundo.
Em Salvador (BA), o dia do Geólogo vai ser comemorado com uma vasta programação no Museu Geológico da Bahia, onde o Crea-BA, a Associação Baiana de Geólogos (ABG), a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o Instituto de Geociências da UFBa e o Diretório Acadêmico de Geologia promovem uma série de palestras com entrada livre para estudantes e professores da área e o público em geral.
A programação comemorativa, no dia 30 deste mês, vai ser aberta as 14h e se estenderá até às 15h com a Palestra – ?Gestão das Águas do Rio São Francisco?, com o Geólogo Luís Carlos Fontes (professor da UFS); das 15h às 16h: Palestra – ?Centenário do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil?, com o Geólogo João César Pinheiro (Diretor Geral Adjunto do DNPM); e das 16h às 16h30 acontecerá um Coffee break. (Por Evando Matos)
Tribuna da Bahia