Arcelor Mittal investirá US$2,2 bi em mina de ferro no Senegal
23/02/07
BRUXELAS (Reuters) – A Arcelor Mittal, maior siderúrgica do mundo, informou na sexta-feira que investirá 2,2 bilhões de dólares para desenvolver uma mina de minério de ferro no Senegal, reforçando a estratégia de aumentar a participação de oferta de metal de fontes que possui.
“Uma vez concluído, o projeto Faleme se provará uma importante e competitiva fonte de minério de ferro parar nossas plantas européias”, disse o presidente-executivo e acionista majoritário da Arcelor Mittal, Lakshmi Mittal, em comunicado.
O projeto compreende a construção de um novo porto perto de Dacar e o desenvolvimento de aproximadamente 750 quilômetros de infra-estrutura ferroviária para ligar a mina ao porto.
O investimento será um grande impulso para a infra-estrutura do Senegal e para o governo do presidente Abdoulaye Wade. O anúncio acontece dois dias antes da eleição presidencial na ex-colônia francesa.
Desde que venceu as últimas eleições, em 2000, Wade tentou promover o desenvolvimento industrial em um esforço para criar empregos e transformar a economia rural e pesqueira do país.
A Arcelor Mittal informou que quer alcançar capacidade de produção anual entre 15 milhões e 25 milhões de toneladas e que as reservas totais estimadas são de aproximadamente 750 milhões de toneladas. A produção deve começar no início de 2011.
“Isso vai na direção correta, eles estão continuando com a integração vertical de suas necessidades de minério de ferro”, disse um analista que pediu para não ser identificado.
REUTERS AAJ RA
Reuters