Diretor do IBRAM visita região de Miraí (MG)
18/01/07
O diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, retorna hoje a Brasília depois de percorrer a área atingida pelo rompimento da barragem da mineradora Rio Pomba Cataguases, em Mirai (MG), e de manter contatos com autoridades da área ambiental e da indústria mineral de o estado, oferecendo apoio institucional e técnico Instituto.
;
Mancin esteve acompanhado o tempo todo pelo consultor do Instituto, em Minas Gerais, João Carlos Melo. Ele informou que a situação está retornando à normalidade, destacando o trabalho feito, durante 24 horas, sem interrupção, pela Defesa Civil de Minas no atendimento às vítimas do acidente, com o apoio da empresa mineradora.
;
Durante encontro com diretores da Rio Pomba Cataguases, ele foi informado de que a empresa está em entendimentos com o Ministério Público para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta. Os dirigentes da mineradora reiteraram também que ela não vai fugir da responsabilidade pelos danos causados nas áreas atingidas.
;
Em Belo Horizonte, o diretor do IBRAM reuniu-se com o secretário do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, quando foram analisados os impactos dos danos provocados pelo rompimento da barragem e o que o Instituto pode oferecer em termos de apoio às autoridades mineiras.
;
Ontem Rinaldo Mancin também teve reunião com a equipe técnica da Fundação Estadual do Meio-Ambiente, para identificar que tipo de ações o IBRAM pode desenvolver em apoio ao trabalho posto em prática pelas autoridades; ligadas à área de meio-ambiente do Estado.
;
Houve ainda outra reunião com técnicos da secretaria de Desenvolvimento Econômico para avaliação do impacto do acidente na região. O Instituto deverá dar ênfase na divulgação de regras para monitoramento de barragens, bem como na difusão de normas para esse trabalho.
Assessoria de Imprensa – IBRAM