Vale negocia associação com chinesa Shougang para construir pelotizadora
05/01/07
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) poderá se associar a uma empresa chinesa para construir sua segunda pelotizadora na China.;A mineradora;vem mantendo conversas com esse propósito com a siderúrgica Shougang, uma das cinco maiores do país e com a qual a Vale mantém contrato de longo prazo para fornecimento de minério de ferro.
De acordo com o jornal Daily China, as duas companhias estariam planejando erguer uma pelotizadora em Caofeidian, na província de Hebei, que abasteceria uma nova planta siderúrgica que está sendo construída pela Shougang.
As conversas também envolvem a formação de uma joint-venture para operar embarcações com capacidade para transportar 300 mil toneladas de minério do Brasil para a China. Atualmente, os navios usados pela Shougang têm capacidade de 200 mil toneladas.
O objetivo da joint-venture é reduzir custos com frete, tornando o minério brasileiro mais competitivo. Este também seria usado para alimentar a nova planta da Shougang. Segundo o jornal chinês, a usina terá capacidade para 8 milhões de toneladas de aço por ano, a partir de 2008, podendo ser expandida para 20 milhões de toneladas anuais no futuro.
Em setembro de 2006, a Vale assinou um memorando de entendimento com o grupo Shougang, confirmando o interesse em desenvolver parcerias em mineração e siderurgia, estudos sobre logística, carvão, manganês e ligas e cooperação técnica nas áreas de siderurgia, meio ambiente e segurança. Na época, porém, a empresa não forneceu detalhes das possíveis parcerias. As duas empresas já haviam assinado, em 2004, contrato de fornecimento de 11,3 milhões de toneladas de minério de ferro até 2012, além do suprimento de 4,4 milhões de toneladas comprometidos até 2008.Também em setembro de 2006, a Vale fechou uma parceria para construção de uma usina de pelotização na China, o primeiro investimento da companhia no negócio de minério de ferro em território chinês. Por meio de sua subsidiária Minerações Brasileiras Reunidas S.A. (MBR), a Vale terá participação de 25% na joint venture Zhuhai YPM (ZYPM), responsável pelo controle da nova pelotizadora em Zhuhai, província de Guandong. A pelotizadora terá capacidade nominal de 1,2 milhões de toneladas por ano e o início da sua operação está previsto para 2008. Os outros sócios na joint venture são Zhuhai Yueyufeng Iron and Steel Co Ltd. (YYF), com 40%, e Pioneer Iron & Steel Group Co. Ltd. (PSG), com 35%.
;O investimento da CVRD neste projeto será de US$ 4 milhões e a companhia irá fornecer pelo menos 70% do minério de ferro utilizado no abastecimento da usina de pelotização, através de contrato de 30 anos.
DCI