Vale ganha com a crise e tem lucro de R$ 12,4 bilhões
24/10/08
Valorização do dólar corresponde a um terço do resultado do trimestre
Sabrina LorenziRita Karam
No maior resultado divulgado por uma empresa da América Latina no terceiro trimestre, a Vale lucrou R$ 12,4 bilhões de julho a setembro, um aumento de 167% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, os ganhos da companhia quase triplicaram.
Com 95% das vendas atreladas ao dólar, o lucro da companhia em reais ganhou uma contribuição de R$ 2,8 bilhões provenientes da valorização da moeda americana ? um terço do resultado.
Além da alta do dólar, o recorde da Vale também refletiu marcas históricas da companhia em receita bruta, produção, geração de caixa e embarques, mas as taxas de crescimento ficaram bem aquém do salto no lucro. A receita bruta alcançou R$ 21,4 bilhões, valor 33,4% superior ao valor registrado no primeiro trimestre de 2007.
A geração de caixa, medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ficou em R$ 11,3 bilhões, num aumento de 41,9%. A Vale ressalta que possui “recursos em caixa da ordem de US$ 15,3 bilhões, disponibilidade de volume significativo de linhas de crédito de médio e longo prazo e perfil de dívida de baixo risco, com baixa alavancagem, baixo custo, elevada cobertura de juros e longo prazo médio de vencimento”.
No balanço financeiro divulgado ontem à noite, entretanto, a companhia reconhece que a crise vai afetar a demanda por minerais no mundo todo, inclusive na China, seu maior mercado: “Esperamos a continuação da desaceleração econômica global, com o ritmo de crescimento caindo no curto prazo ao nível observado na recessão de 2001. Esperamos que uma recuperação gradual comece no 2S09, com a expansão global voltando à tendência de longo prazo possivelmente apenas em 2010”, prevê a empresa.
Negócio da China
Considerando as vendas por país, a China é o principal mercado, com participação de 20,1% na receita da Vale, Brasil com 17,8%, Japão com 10,5% e Alemanha com 7,0%. Por outro lado, a crise deve reduzir os custos da mineradora. O custo dos produtos vendidos (CPV), descontando se a depreciação, atingiu R$ 7,4 bilhões no terceiro trimestre do ano, 17,3% acima dos R$ 6,384 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.
“Deste aumento de R$ 1,105 bilhão, R$ 969 milhões se devem aos preços mais elevados dos insumos e R$ 450 milhões à expansão dos volumes de vendas. Já a apreciação do real no período contribuiu para reduzir o CPV em R$ 315 milhões”, explicou a companhia.
“Espera-se que a desaceleração da economia global concorra para diminuir as pressões inflacionárias. Ao mesmo tempo, é provável que a expansão da produção global de minérios e metais se expanda mais lentamente, o que deverá contribuir para a redução dos custos de insumos e serviços para a mineração”, acrescentou.
A remuneração dos acionistas da Vale também bateu recorde em 2008, atingindo um valor total de US$ 2,85 bilhões, com aumento de 52% em relação aos US$ 1,875 bilhão pagos em 2007. Em dólares, o lucro líquido da Vale alcançou US$ 4,8 bilhões (crescimento de 64%) e acumula US$ 11,9 bilhões. Nos nove primeiros meses do ano passado, o lucro foi de US$ 9,2 bilhões.
Jornal do Brasil