Yamana oferece vagas de estágio e ?trainee?
26/02/08
A Yamana, empresa canadense especializada na extração e prospecção de ouro, aceita inscrições, até o próximo dia 29, para os programas de estágio e trainee em suas unidades no Brasil, nos estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás. São 107 vagas, sendo 82 para estagiários e 25 para recém-graduados. Com duas fazendas na Bahia, a empresa reservou 29 vagas de estágio e quatro de trainees para a Jacobina Mineração e Comércio, localizada no município de Jacobina, mais 11 de estágio e quatro de trainee para a Mineração Fazenda Brasileiro, no município de Barrocas, totalizando 44 oportunidades no estado.
Para se inscrever é preciso acessar o site da mineradora (www.yamana.com.br) e cadastrar o currículo. Os estudantes que quiserem estagiar deverão estar cursando engenharia, geologia, administração, comércio exterior, logística, serviço social ou ciências contábeis, com conclusão prevista para 2009 ou 2010. Há opção de estágio regular, de 12 meses, com 30 horas semanais conciliando com o horário acadêmico; estágio de férias, com duração de 30 dias no recesso escolar, para estudantes de geologia e engenharia (de mina, produção, mecânica e elétrica); e técnico (em mineração/geologia, metalurgia, geologia de mina, elétrica/mecânica e segurança do trabalho).
Já as vagas do programa de trainee, com duração de 12 meses, são direcionadas a profissionais que concluíram, de 2005 a 2007, cursos de engenharia, geologia ou administração. Entre os pré-requisitos, a empresa exige inglês intermediário, conhecimento do pacote office e disponibilidade para mudança, pois os selecionados trabalharão nos estados onde a mineradora tem operações, inclusive no escritório de São Paulo. O processo seletivo inclui prova on-line, avaliação comportamental, entrevistas técnicas e exames médicos. O treinamento é baseado no conceito de formação on the job (aprender fazendo), para que o trainee tenha uma visão completa da área onde irá atuar.
A Yamana, segundo a Assessoria de Comunicação, não revela o valor das bolsas, por uma questão estratégica, afirmando apenas que o grupo oferece oportunidades reais de crescimento profissional. As atividades no Brasil começaram em 2003, com um quadro enxuto de 300 funcionários, mas a expectativa é encerrar 2008 com cerca de 3três mil colaboradores, dentro da meta de chegar a 2012 liderando o ranking da produção mundial de ouro.
Para isso, precisa atrair, formar e reter talentos, o que requer uma avançada política de pessoal, com vantagens competitivas em relação às concorrentes. ?Nossa empresa valoriza a criatividade e a ambição presente nos jovens e por isso nossas vagas visam o desenvolvimento profissional, possibilitar que os conceitos aprendidos na faculdade sejam colocados em prática, além de oferecer plano de carreira e sucessão visando oportunidade de crescimento na empresa?, diz a empresa no comunicado aos candidatos.
Com sede em Toronto, a Yamana possui operações, ainda, em Honduras, na Argentina e no Chile. Consultando o site da empresa, os interessados poderão obter maiores informações sobre as oportunidades de trabalho no grupo e a política de pessoal. (MB)
Correio da Bahia