Projeto Usina Digital da Gerdau automatiza processos na mineração
24/08/16
A Gerdau deu início em maio deste ano ao projeto Usina Digital. Implantado em duas minas de minério de ferro da companhia no Brasil, a de Miguel Burnier em Ouro Preto (MG) e Várzea do Lopes em Itabirito (MG), o projeto foi citado pela companhia no resultado financeiro do segundo trimestre de 2016, em que o presidente da companhia, André Gerdau Johannpeter fala do uso da inovação digital na geração de ?eficiência e produtividade?.De acordo com a companhia, na área de mineração, as soluções tecnológicas resultaram em aumento de produtividade nas áreas de manutenção, operação e logística. Além de melhoraram o monitoramento e gestão dos controles ambientais.
?Os grandes benefícios do projeto foram as automatizações de algumas etapas dos processos, a introdução da mobilidade, o que gera mais agilidade no atendimento das demandas, e a maior confiabilidade no acesso às informações?, disse Aloysio Carvalho, diretor executivo de Mineração da Gerdau, em declaração exclusiva enviada por e-mail ao Notícias de Mineração Brasil (NMB).
O diretor explica que a novidade do projeto é o uso de ferramentas digitais e aplicativos para a otimização de processos que eram usados em outras indústrias, mas que não eram aplicados na mineração e na indústria do aço.
?Além disso, outro benefício do projeto foi a implantação da metodologia ágil, que nos proporcionou acelerar as entregas e eliminar as perdas de tempo durante a implantação do projeto. Essa é uma metodologia, tradicionalmente, utilizada pela área de TI, a qual permite entregas rápidas e maior eficiência em projetos?, afirmou Carvalho.
No dia 10 de agosto deste ano, quando divulgou ter alcançado a receita líquida de R$ 10,2 bilhões no segundo trimestre deste ano, André Gerdau Johannpeter falou sobre o que a empresa tem realizado nas operações para gerar ganhos à companhia.
?Esse desempenho demostra que a Gerdau está se reinventando e seguindo as prioridades estabelecidas para 2016, de gerar mais valor de mercado e ampliar a competitividade das operações. Um destaque nesse sentido é a inovação digital que estamos implementando em nossas operações, com a utilização de novas tecnologias, o que está gerando rapidamente ganhos de eficiência e de produtividade?, afirmou Johannpeter em comunicado da empresa.
De acordo com a Gerdau, o projeto Usina Digital está em andamento nas unidades de mineração e de produtoras de aço e da companhia no Brasil e em fase-piloto na América do Norte. No Brasil, a implantação do projeto foi realizada em sete fases, cada uma com duração média de 15 dias. Segundo a empresa, o projeto tem promovido a otimização dos processos industriais por meio do uso de mobilidade e de aplicativos.
?A implantação do projeto Mina Digital [a divisão do projeto Usina Digital referente à mineração] em nossas unidades produtivas trouxe inovação para o dia a dia da operação, ganhos importantes em produtividade, gestão ambiental, redução de custos e melhoria do atendimento ao mercado. O retorno financeiro do projeto está sendo mensurado, mas o valor ainda não foi totalizado?, afirma Carvalho.
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil