Harvest arrenda área para produção de fertilizante fosfatado em MG
23/08/16
A Harvest Minerals disse na semana passada que chegou a um acordo para o arrendamento da área onde vai produzir fertilizante natural de aplicação direta (Danf, na sigla em inglês) a partir de rocha fosfática extraída em Arapuá (MG). A mineradora sonda empreiteiras para a lavra na região central de Minas Gerais.Segundo comunicado divulgado no dia 18, a área cobre cerca de 23 hectares e inclui tanto a parte onde estão os recursos minerais quanto a área necessária para a construção de instalações de processamento e armazenamento. O negócio foi fechado por meio da subsidiária Triunfo Fertilizantes e Mineração.
O arredamento tem prazo de três anos e pode ser renovado por mais três anos. A mineradora pode cancelar o contrato a qualquer momento, mediante aviso por escrito, com trinta dias de antecedência, e tem também a opção de compra do terreno.
?O acordo permite que a companhia leve adiante a guia de utilização e atividades associadas na propriedade, uma vez que a guia de utilização seja concedida?, diz a Harvest em nota. O acordo vai ser renegociado quando o projeto entrar em produção comercial e depende da obtenção da concessão de lavra.
A mineradora afirma também que os resultados dos testes químicos e físicos, realizados segundo critérios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), devem sair nesta semana. O produto precisa de autorização do Mapa para ser comercializado.
?Depois de bem-sucedido estudo inicial [divulgado no início do mês], estamos focados na produção experimental no alvo Maximus até o fim deste ano. A assinatura do acordo de arrendamento é outro passo fundamental em direção a essa meta. Enquanto nosso pedido de Guia de Utilização [GU] está sendo analisado [pelo DNPM], entramos em contato com empreiteiras de mineração para que elas estejam prontos assim que a guia seja emitida?, disse o presidente do Conselho de Administração da Harvest, Brian McMaster, em nota.
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil