Volvo vai investir R$ 900 Mi no Brasil
15/02/17
Mercado de venda de caminhões pesados e semipesados, que abrange também o setor de mineração, vem encolhendo desde 2013. O mesmo ocorre no mercado de pneus.O grupo Volvo irá investir R$ 1 bilhão na América Latina. De acordo com a empresa, 90% dos recursos serão aplicados no Brasil, principalmente no desenvolvimento de produtos. A companhia tem registrado queda de vendas desde 2013 no mercado brasileiro de caminhões pesados e semipesados, que atende setores como mineração e agronegócio.No Brasil, o mercado de caminhões pesados e semipesados em geral encolheu 28,7% em 2016 na comparação com 2015, um ano já fraco, que fechou com queda de 55% em relação a 2014. Em 2016, foram vendidos em todo o Brasil 29,6 mil pesados e semipesados. No auge do setor, em 2013, o mercado somou 103,7 mil unidades.Na América Latina, incluindo as operações brasileiras, as vendas no ano passado totalizaram US$ 4,8 bilhões de euros, recuo de 17%. A companhia não divulga dados específicos de receita para o país.O destaque do grupo no ano passado foi as exportações de caminhões, que avançaram 30,6%. As vendas externas absorveram 42% do volume de produção da fábrica em Curitiba (PR). A fatia do mercado externo foi de 29% em 2015. Somente na Argentina, que importa veículos fabricados no Brasil, no segmento de caminhões, a participação da marca avançou de 8% para 15,5% em um ano. No segmento de ônibus, as exportações em geral absorveram mais da metade da produção.Segundo o presidente da companhia, Wilson Lirmann, a fatia do investimento para outras partes da região atenderá principalmente a necessidade de aumento da rede de revendas no Peru.O grupo Volvo obteve no mundo, em 2016, faturamento de US$ 33,7 bilhões, o que representou uma queda de 3% na comparação com o ano anterior. Houve, por outro lado, melhora operacional, de 6,9%, graças a melhorias de eficiência, afirmou Lirmann. A divisão de caminhões pesados e semipesados continuou a liderar os negócios da empresa sueca, com fatia de 66%, seguida por equipamentos, com 17%.Para Bernardo Fedalto, diretor da área comercial da Volvo Caminhões, a agricultura, que teve a maior participação nas vendas do segmento em 2016, 15,7%, deverá puxar os negócios na retomada. Segundo ele, há um clima melhor. Mas os negócios fechados hoje vão se refletir apenas nas vendas de março e abril.PneusDe acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), a produção brasileira de pneus fechou o ano passado com uma queda de 1,1% em relação a 2015. O número faz parte do balanço setorial divulgado trimestralmente. Segundo a Anip, de 2014 para 2015, também houve queda de 1,2%. No último trimestre do ano passado, o volume de vendas foi de 17,5 milhões de unidades, baixa de 2,3% em relação ao mesmo período de 2015.”Num cenário bem realista, entendemos que o setor fechará 2017 sem crescimento, resultado muito ruim quando consideramos os investimentos realizados pelo setor nos últimos anos. Numa visão otimista, não devemos passar de um dígito de crescimento, se ocorrer”, afirma o presidente-executivo da Anip, Klaus Curt Müller. As informações são do Valor Econômico e da Anip.Clique aqui e acesse a matéria.
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