RHI Magnesita amplia portfólio com nova tecnologia de inspeção a laser para fornos rotativos
20/01/25
Tecnologia permite uma avaliação mecânica detalhada para manutenção preventiva, aumento da performance e durabilidade da virola dos fornos rotativos, além de otimizar o desempenho do revestimento refratário
A RHI Magnesita, líder global em refratários, está lançando o MKA (Mechanical Kiln Audit), tecnologia que permite a avaliação da condição mecânica do forno rotativo, possibilitando que especialistas realizem uma análise precisa sobre a influência deste componente no desgaste de refratários. Esse processo viabiliza paradas e manutenções baseadas em dados concretos, evitando ações não planejadas e contribuindo para uma maior segurança e durabilidade do forno rotativo.
Com uma durabilidade média de 50 anos, os fornos rotativos sofrem, ao longo de sua vida útil, diversas deformações devido às altas temperaturas e ao volume de cargas, resultando em uma menor vida útil. “Com as inspeções mecânicas proporcionadas pelo MKA, é possível detectar as condições reais de operação do forno e tomar ações corretivas, com base em dados, o que garante maior precisão, consistência e eficiência operacional”, afirma Marcio Geraldo Oliveira, especialista técnico da RHI Magnesita.
Com 10 fornos rotativos próprios em operação ao redor do mundo, a empresa combina seu vasto conhecimento do equipamento com outras ferramentas que permitem precisão nessa avaliação. Na prática, especialistas realizam testes de ovalidade, bem como a avaliação de deformação de carcaça ao longo de todo o comprimento. Durante essa análise, também podem ser exibidos as deformações permanentes e desvios de excentricidade.
“Auditorias regulares de fornos mecânicos ajudam a otimizar a produção e evitar paradas não planejadas a longo prazo”, complementa Oliveira, destacando que o MKA pode detectar precocemente problemas futuros, permitindo uma manutenção preventiva econômica já na próxima parada.
Outra vantagem da Auditoria Mecânica do Forno é sua adaptação às necessidades de cada cliente. A cada manutenção, especialistas da RHI Magnesita podem recomendar com maior assertividade o tipo de refratário, formato e métodos de instalação que promovam uma maior vida útil dos materiais.
“Com o MKA, aumentamos o nosso portfólio de soluções para o gerenciamento da performance de refratários nos processos industriais, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional e a inovação. Queremos apoiar nossos parceiros na otimização de seus processos e na extensão da vida útil de seus equipamentos,” afirma Marcio Geraldo Oliveira.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse: www.rhimagnesita.com