RHI Magnesita lança programa “Comunidades Sustentáveis”
10/12/24
Iniciativa capacita comunidades, promovendo empreendedorismo, autonomia financeira e desenvolvimento econômico em Brumado (BA)
A RHI Magnesita dá mais um passo rumo ao empreendedorismo e a geração de renda entre pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A empresa lançou, nesta quinta-feira (05/12), o projeto social “Comunidades Sustentáveis”. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, visa capacitar aproximadamente 80 moradores de Brumado (BA), oferecendo ferramentas e conhecimentos essenciais para promover a autonomia financeira e estimular o desenvolvimento econômico local.
“A promoção da produção local e o incentivo ao empreendedorismo são princípios que defendemos para impulsionar a geração de renda e o empoderamento das pessoas das localidades onde atuamos”, explica Lucilla Soledade, especialista em Relacionamento com a Comunidade da RHI Magnesita para a América do Sul.
Com o compromisso de transformar a realidade das comunidades anfitriãs, o “Comunidades Sustentáveis” terá duração de dois anos e será dividido em quatro eixos temáticos: Fortalecimento das Lideranças; Associativismo e Cooperativismo; Gestão Financeira; Mercado e Comercialização. Os participantes serão capacitados em formação de preços para produtos rurais e artesanais, em expansão comercial, vendas e negociação, treinamento em Marketing, ações para expansão digital com o intuito de divulgação dos produtos nas redes sociais, além de outras formações.
“Através desta parceria, a RHI Magnesita, junto ao Sebrae, busca não apenas impulsionar a criação de novos negócios, mas também fortalecer a economia local e promover a inclusão social”, afirma a especialista.
Os participantes integram três projetos sociais de capacitação profissional desenvolvidos pela companhia no município. Inicialmente, a empresa teve o cuidado de implementar projetos para ensinar as pessoas a confeccionar ou produzir mercadorias para serem comercializadas. Agora, queremos ensiná-las a empreender, tornando-as capazes de desenvolver seu próprio negócio, aprendendo a precificar e a criar uma identidade visual para os produtos. Novos empreendedores, residentes das referidas comunidades, também foram captados para participação no programa.
As mercadorias receberão um selo para empreendimentos rurais e artesanais, formalizando os produtos para o mercado local. Os participantes também serão incentivados a criar uma cooperativa com portfólio das mercadorias para prospectar os compradores em potencial.
Geração de renda
Os projetos beneficiados pelo programa são: “Costurando Amor”, “Vínculos Sustentáveis” e “Horta Comunitária Pedra Viva”. Além deles, empreendedores locais terão essa grande oportunidade.
O “Costurando Amor” ensina mulheres a confeccionarem artesanalmente ecobags, colchonetes, almofadas, bolsas diversas e outros itens. Elas já produziram, de maio até agora, cerca de cinco mil ecobags, adquiridas pela RHI Magnesita, proporcionando um retorno financeiro direto para as participantes. Colchonetes e almofadas também foram adquiridos pela companhia e estão sendo utilizados em uma sala de descanso na unidade de Catiboaba.
O “Costurando Amor” é realizado na Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas e na Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda de Campo de Dentro, Lagoa dos Algodões e adjacências (Pedra Preta).
Já o “Vínculos Sustentáveis” reaproveita garrafas pets, que seriam descartadas, para a produção de vassouras. São produzidas, mensalmente, 800 vassouras pelas mulheres do projeto na minimarcenaria implementada pela RHI Magnesita. A venda dos produtos é destinada para as participantes, reduzindo a desigualdade econômica e estimulando a capacitação, o empreendedorismo e o empoderamento. Nesta economia circular, o “Vínculos Sustentáveis” impacta cerca de mil pessoas indiretamente.
A “Horta Comunitária Pedra Viva”, mantida pela RHI Magnesita, não apenas reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente, mas também promove o desenvolvimento econômico dos moradores. Além da produção de alimentos orgânicos, os participantes comercializam uma variedade de produtos, como lanches, quitutes e molhos de pimenta. A horta proporciona um espaço para aprendizado prático, envolvendo todas as etapas, desde o plantio até o manejo e a produção, impactando positivamente toda a comunidade.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse: www.rhimagnesita.com