Embaixadora da Finlândia visita IBRAM para avaliar parcerias em mineração
08/10/24
A conjuntura, as perspectivas do setor mineral brasileiro e os investimentos futuros, em especial os relacionados aos minerais críticos e estratégicos, foram debatidos na tarde da última segunda-feira (07/10) em Brasília (DF), durante reunião entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, e a embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko.
Durante a reunião, foram compartilhadas informações sobre diversos aspectos da indústria mineral, incluindo mercado, legislação, operações e economia mineral. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre as potencialidades da mineração no Brasil e na Finlândia, além de estabelecer vínculos para possíveis cooperações técnicas entre os dois países”, destacou Fernando Azevedo e Silva. O vice-presidente também ressaltou o papel crucial dos minerais críticos na dinamização da transição energética, enfatizando a importância de expandir a produção mineral no Brasil. Ele defendeu a necessidade de criar mecanismos de financiamento e novas oportunidades de investimento para acelerar a produção desses minerais e posicionar o Brasil como líder global em seu fornecimento.
A reunião também contou com a participação de Heidi Virta, diretora Sênior e chefe de Negócios da América Latina da embaixada da Finlândia, e Matti Landin, comissário Comercial da mesma embaixada. Pelo IBRAM, estiveram presentes, Elena Renovato, coordenadora de Relações Institucionais, e Renata Santana, consultora de Relações Institucionais.