Executivos discutem desafios e estratégias para o mercado de minério de ferro no Brasil
10/09/24
Painel reuniu líderes do setor para debater o futuro da mineração.
As perspectivas de curto e longo prazo para o mercado de minério de ferro foram debatidas durante painel realizado no segundo dia (10/9) da EXPOSIBRAM 2024. Entre os painelistas, estavam presentes ao painel a CEO da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Ana Sanches; o diretor-presidente da BAMIN, Eduardo Jorge Ledsham; o executivo da Porto Sudeste do Brasil e da Mineração Morro do Ipê, Jayme Nicolato Corrêa; e o analista de aço da Wood Mackenzie, Artur Bontempo Filho.
Começando os trabalhos, Artur Bontempo Filho ressaltou que nos próximos anos a demanda do mercado não será muito expansionista, no entanto, haverá um aumento na procura por minérios de alto teor. Por isso, a necessidade de um posicionamento estratégico diante dessa projeção. “É preciso se preparar”, destacou. Compartilhando da mesma visão, Jayme Nicolato Corrêa também falou sobre o aumento da procura e da produção de minérios de alto teor com baixo nível de contaminantes e o desafio enfrentado por regiões como o Quadrilátero Ferrífero, que lida com teores médios ou baixos. Para ele, esse cenário trará um grande impacto, especialmente para as pequenas empresas, mas que o futuro deverá ser promissor. “Temos projetos maravilhosos sendo desenvolvidos para a construção de ferrovias e outras infraestruturas. Precisamos pensar estrategicamente para chegar nas ferrovias, implementar filtragem, aumentar a frota de caminhões e melhorar nossa competitividade”, afirmou.
Ana Sanches frisou a importância da inovação e da excelência operacional para enfrentar esse desafio. “Em um cenário como esse, é de onde vem ainda mais forte a necessidade de inovação, desenvolvimento tecnológico e a excelência nos processos, porque são as pequenas diferenças somadas que vão abrir as portas para a nossa competitividade e para mantermos nosso papel tão relevante no mercado”, enfatizou.
Eduardo Jorge Ledsham, da BAMIN, por sua vez, falou sobre o posicionamento da empresa para aumentar a competitividade, destacando a qualidade e a logística integrada como fatores cruciais para que o Brasil se posicione como um fornecedor de alta qualidade. “A estratégia que adotamos é focada na qualidade, sempre buscando o menor custo. Estamos extremamente confiantes de que a demanda por qualidade só vai crescer”, argumentou. “Qualidade, combinada com custo e uma logística integrada, vai posicionar o Brasil como um fornecedor de alto padrão”, complementou Ledshan.
Abordando o tema sustentabilidade, Nicolato mencionou possíveis estratégias para a redução da “pegada” de carbono, destacando que, por meio da exploração de fontes de energia renováveis, é possível reduzir consideravelmente as emissões. Em seguida, Ana Sanches apresentou as iniciativas da Anglo American, que já conta com cinco navios em sua frota utilizando GNL (Gás Natural Liquefeito) como combustível. “Estudos apontam uma redução de até 35% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com navios convencionais”, concluiu.
Patrocinadores
Figuram como patrocinadores do evento: Lantex (diamante), Vale (diamante), Anglo American (platina), Armac (platina), BHP (platina), CODEMGE (platina), Governo de Minas Gerais (platina), Huawei (platina), Casa dos Ventos – Transição Energética (platina), AngloGold Ashanti (ouro), Atlas (ouro), Aumund (ouro), Eletrobrás (ouro), Kinross (ouro), Nexa Inovação (ouro), ArcelorMittal (inovação), Bemisa (prata), Elecmetal (prata), Geosol (prata), Hydro (prata), Mineração Usiminas (prata), Accenture (bronze), Aeolus Tyre Co (bronze), Alcoa (bronze), Ausenco (bronze), Austin Powder (bronze), Avante Tratores (bronze), BVP Geotecnia & Hidrotecnia (bronze), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (bronze), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (bronze), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM (bronze), Dinâmica Materiais Hidráulicos (bronze), Energy Fuels (bronze), Hatch (bronze), Irmen/Sany (bronze), Kao (bronze), Kofre (bronze), Mosaic (bronze), MRS – Moisture Reduction Systems (bronze), Mosaic (bronze), Rema Tip Top (bronze), Samarco (bronze), Schneider Eletric (bronze), Sefar (bronze), Sigma Lithium Resources (bronze), TCS – Tata Consultancy Services (bronze), Walm Engenharia (bronze) e WSP (bronze).