FPMin e IBRAM abrem exposição na Câmara sobre minerais estratégicos
14/08/24
Mostra busca ampliar conhecimento do público sobre importância dos minerais para a transição energética.
Inaugurada na tarde desta 3a feira (13/8), na Câmara dos Deputados, a exposição “Minerais Críticos e Estratégicos para a Transição Energética” tem o objetivo de enfatizar junto à
sociedade que o combate efetivo às mudanças climáticas passa, necessariamente, pela maior oferta de minerais. A mostra é uma realização conjunta da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e evidencia a essencialidade dos minérios para a qualidade de vida da sociedade.
O tema da exposição, inclusive, motivou o projeto de lei 780/2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). Em tramitação na Câmara, ele foi apresentado pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), que também preside a FPMIN. A proposta foi baseada no estudo ”Fundamentos para políticas públicas em minerais críticos e estratégicos para o Brasil”, do IBRAM e do CETEM/MCTI.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, ressaltou que os minérios são essenciais e estratégicos também para outras finalidades, além da transição energética, como para a inovação tecnológica e para a segurança alimentar. “Agrominerais, como potássio e fosfato, usados nos fertilizantes, são decisivos para o agronegócio produzir os alimentos para o Brasil e o mundo, assim como a inovação tecnológica é um tema ligado diretamente à produção e à oferta dos minerais críticos e estratégicos”, enfatizou.
O deputado Zé Silva disse que o aumento da produção mineral é necessária e esta deverá ser realizada em bases seguras e sustentáveis. “Nosso desafio aqui é produzir riquezas, alimentos e proteger o meio ambiente”, disse.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, conheceu o estande interativo pouco antes da solenidade, acompanhado de assessores e secretários do MME, além do deputado Zé Silva.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 16 de agosto.