Ministério da Justiça e IBRAM realizam curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança, em Paracatu (MG)
23/07/24
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) iniciaram nesta segunda-feira, 22/7, o Curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança nas Cidades, em Paracatu-MG. O objetivo é preparar as forças locais para planejar ações de proteção contra o crime organizado.
De acordo com o diretor de Sustentabilidade do IBRAM, Julio Nery, ações de preparação e planejamento de gestão de segurança são importantes, principalmente em cidades produtoras de pedras e metais preciosos, que são muito visadas pelas organizações criminosas. “Este projeto começou em 2019, após ocorrências de roubos em cidades produtoras de ouro. Após diversas ações do IBRAM e suas associadas, negociamos um acordo de cooperação técnica, assinado em 5 de janeiro deste ano, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Paracatu foi a primeira cidade a receber o curso, mas a proposta é levar para outras cidades mineradoras do Brasil”, ressaltou.
Na parte da manhã, foram ministradas duas palestras de especialistas da Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública e na parte da tarde foi iniciado efetivamente o curso com participação de membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Penal, prefeitura, promotores, juízes, entre outros atores locais. “A ideia é que no final seja aprimorado o plano de ações integradas de segurança da cidade”, destacou Nery.
O curso acontecerá durante toda a semana. Na quinta-feira, dia 25, às 23h haverá um simulado de emergência no centro de Paracatu-MG, com a encenação de um ataque de falsa quadrilha criminosa, com tiros de festim, veículos queimados e outros elementos.