IBRAM recebe secretário adjunto dos EUA para discutir mineração e transição energética
18/07/24
A mineração e sua importância para a transição energética e descarbonização foi tema de reunião entre dirigentes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello, diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Julio Nery, diretor de Sustentabilidade, e Geoffrey R. Pyatt, secretário adjunto para Recursos Energéticos dos Estados Unidos (EUA). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (18), no escritório de Belo Horizonte (MG).
Alexandre e Julio destacaram que a expansão da eletrificação, seja por meio de baterias, aerogeradores ou placas solares, é crucial para a transição para uma economia de baixo carbono. Eles enfatizaram que todos esses avanços dependem dos chamados minerais críticos para a transição energética, sem os quais o progresso tecnológico seria inviável.
O IBRAM tem reforçado a necessidade de fomentar a produção desses minerais e recentemente lançou, com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o estudo “Fundamentos para políticas públicas em minerais críticos e estratégicos para o Brasil”. O trabalho propõe diretrizes para que o Estado brasileiro possa estruturar uma política voltada à produção desses minerais de forma mais acelerada, visando tanto o presente quanto o futuro.
Também participaram do encontro representantes da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), da Sigma Lithium e da Vale, que fizeram uma breve apresentação do que as empresas têm feito para estimular e produzir mais minerais críticos. Outros participantes foram o especialista comercial em Mineração, do escritório dos EUA em Belo Horizonte, Tulio Teixeira; a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordonez; o diretor de Energia para a América do Sul do escritório de Recursos Energéticos do Departamento de Estado, Benjamin Burnes; e o diretor econômico de Mineração e Minerais Críticos, da embaixada dos EUA em Brasília, Renato Barreda.
Além disso, pelas empresas associadas do IBRAM, estiveram presentes: pela CBMM, Rogério Ribas, gerente Executivo de Produtos de Baterias e Milena Feneberg, gerente Jurídica, Societário, M&A, Relações com Investidores, Relações Públicas; pela Sigma Lithium, Ana Cabral, CEO, Ligia Pinto, vice-presidente de Relações Institucionais/Governamentais e Comunicação, e Gisela Mattoso, gerente Sênior de Relações Institucionais; pela Vale, participou Mônica Cesar, gerente geral de Assuntos Corporativos da Vale Metais Básicos e Patricia Ulrich, relações externas da empresa.