O IBRAM

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral.

Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 200 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira.

Para fomentar inovações no setor e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral.
Governança
Conheça a organização coorporativa do IBRAM.
Nossa governança é formada por uma equipe de profissionais qualificados e dedicados ao setor e a sociedade. Nossa Diretoria Executiva, Conselho e Comitês trabalham com transparência, equidade, prestação de conta e com muita responsabilidade. Temos uma visão global de nossas ações no ambiente em que estamos situados, além de nossa relação com as pessoas e com o ecossistema.
Notícias
São ofertadas cerca de 700 vagas que poderão impulsionar os impactos positivos da atividade minerária sobre a economia local Estão abertas até 30 de maio as inscrições para cerca de 700 vagas para cursos gratuitos, voltados para a capacitação técnica e profissionalizante das comunidades vizinhas das operações da Samarco, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. São oportunidades para aumentar a preparação dos moradores das regiões para ocuparem as futuras vagas de emprego que poderão ser geradas pela empresa ou em outras mineradoras da região. O objetivo é impulsionar os impactos positivos da atividade minerária na economia local, fortalecendo o mercado de trabalho por meio da capacitação da população residente. “Oferecemos cursos com o objetivo de qualificar e formar as pessoas das nossas comunidades vizinhas, ampliando as chances de acesso às oportunidades de emprego e renda. As capacitações ampliam a empregabilidade, pois podem ser aplicáveis em outros empreendimentos no território para além da Samarco”, explica o analista de Recursos Humanos da Samarco, Alan Resende. Estão disponíveis 395 vagas em Minas Gerais e mais de 305 no Espírito Santo. Os cursos abrangem, em sua maioria, formações técnicas, com dois cursos profissionalizantes previstos especificamente para o ES. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, ter concluído o ensino médio e residir nas comunidades vizinhas da Samarco: Anchieta, Guarapari e Piúma, no Espírito Santo. Em Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara. Os cursos para as comunidades têm início previsto para os meses de julho e agosto de 2025 e visam também preparar esses (as) profissionais para ocuparem posições futuras nos projetos desenvolvidos pela Samarco. “Mais que capacitar, a iniciativa busca criar caminhos concretos para o crescimento profissional e a geração de renda sustentável nas regiões atendidas”, finaliza Alan Resende. As inscrições devem ser feitas neste link.
Leia maisCompromisso com a Mineração
Temos o compromisso em defender os interesses comuns do setor mineral junto ao Poder Público em Brasília e também promover na indústria mineral brasileira o desenvolvimento sustentável, as melhores práticas de saúde e segurança.
MINERAÇÃO EM NÚMEROS
Nós, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulgamos um Infográfico com os principais dados do setor mineral brasileiro referente ao primeiro ao último trimestre do ano.
ConheçaINOVAÇÃO
O investimento em inovação com novos procedimentos e técnicas, melhora as condições de produção, a segurança operacional e aumenta a garantia de sustentabilidade na mineração.
Saiba maisPORTAL DA MINERAÇÃO
No Portal da Mineração, você encontra todas as informações necessárias para entender melhor sobre a mineração no Brasil e no mundo. Acesse e saiba mais sobre nosso setor.
CONHEÇA O PORTAL