NOTÍCIAS

IBRAM e Abrapcorp abrem seminário sobre comunicação no setor mineral

Notícias Gerais

28/03/2022


O diálogo e fortalecimento  do intercâmbio entre o mercado e a comunidade científica no que diz respeito à comunicação, inovação social e desenvolvimento sustentável do setor mineral é o foco do 1º Seminário ABRAPCORP Setorial. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Foi aberto na manhã desta 2ª feira e será encerrado amanhã, 29 de março, no escritório do IBRAM, em Belo Horizonte (MG). O seminário também tem transmissão online.

O encontro de pesquisadores e profissionais da área de Comunicação Organizacional que atuam no setor da mineração é gratuito. Clique aqui para acessar a programação completa do evento e fazer inscrição. 

IBRAM e Abrapcorp abrem seminário sobre comunicação no setor mineral
Fábia Lima (ABRAPCORP) e Paulo Henrique Soares (IBRAM) durante abertura do 1ºSeminário Setorial.  Crédito: divulgação

Durante a abertura,  o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, reforçou a importância do diálogo e do fortalecimento das reflexões sobre a comunicação organizacional do setor mineral. “Nos últimos anos, a comunicação nas organizações mudou radicalmente. Esta aproximação com a Academia é enriquecedora para quem atua nas empresas do setor, para aqueles que estão cursando a universidade e serão os profissionais do futuro, e para quem permanece na Academia desenvolvendo projetos e pesquisas. Nós, do setor mineral, estamos muito honrados por organizar esse primeiro encontro setorial da Abrapcorp”, afirma. 

A presidente da Abrapcorp, Professora Doutora Fábia Pereira Lima, destacou a importância da disponibilidade e o compromisso das organizações do setor mineral de fomentar essas discussões sobre o tema com a comunidade acadêmica. “Sendo a mineração esse setor de tamanha importância para o nosso país, a comunicação organizacional do setor tem sim se transformado em objeto de projetos e pesquisas da comunidade acadêmica”, disse. 

Para Lima, a mineração está atenta e reconhece que a comunicação possui uma dimensão estratégica nas organizações.  “Este intercâmbio é muito importante para nós da Academia, assim como manter o diálogo e oferecer algum tipo de apoio do que é desenvolvido nas organizações. É o que nos constitui como sujeitos sociais, possibilita exercer a nossa sociabilidade e possuir sentido de mundo”, disse. 

Ainda no período da manhã, o evento contou com a mesa-redonda ‘Mineração, Conflitos e Subjetividades’, com a Profª Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG), o Prof. Dr. Rennan Lanna Martins Mafra (UFV) e moderação do diretor Paulo Henrique Soares (IBRAM); e com a  mesa-redonda ‘Mineração, discursos e relações de poder’’, com a Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUCMG), o Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS) e moderação da Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha. 

Na parte da tarde, profissionais e pesquisadores do setor apresentarão pesquisas ou experiências em comunicação, inovação social e desenvolvimento sustentável, com ênfase nas iniciativas de resposta à covid-19, realizadas por mineradoras, parceiros, beneficiários (iniciativas realizadas por mineradoras e em parceria com a mineração) e instituições de ensino e pesquisa.

O 1º Seminário ABRAPCORP Setorial conta com patrocínio da AngloGold Ashanti


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER