Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil - IBRAM

Data 14 a 18 de março de 2022

Horario 10h às 16h

Local on-line

Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil

O IBRAM realizou, entre os dias 14 e 18 de março, a Diversibram – Semana da Diversidade e Inclusão na Mineração do Brasil.  O evento 100% virtual e gratuito foi uma oportunidade para debater ações desenvolvidas pelo setor em prol da inclusão e diversidade, a importância do aumento do número de mulheres na mineração, os principais desafios na liderança inclusiva, estratégias de atração de talentos e muito mais.

 

Todas as palestras estão disponíveis por 30 dias na plataforma do evento. Se você não conseguiu chegar a tempo ou quer rever alguma apresentação, clique aqui . Veja na programação qual conteúdo deseja acessar. 

 

Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil

Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil

Alabá Campos

Palestra: Segurança Psicológica – 17/03 | 14h às 15h

Sócia-Fundadora da Overview Consultoria desde 2009, tem como objetivo apoiar profissionais e organizações no desenvolvimento de suas competências por meio de estratégias focadas no resultado do negócio.

Lidera e executa diversos projetos com foco em Cultura Organizacional, Planejamento Estratégico de RH, Desenvolvimento de Talentos e Líderes, Produtividade, Sucessão, Assessment de Executivos, Mapeamento de Competências, Avaliação 360º., Recrutamento e Seleção de Executivos, elaboração e implantação de Políticas Organizacionais.

Alessandra Rubim Rigueira 

Palestra: Mudança de Mindset para um ambiente corporativo mais inclusivo – 15/03 | 10h às 11h

Graduada em Psicologia pela UFMG e Pós-graduada em Educação Inclusiva e em Gestão de Pessoas. Possui sólida experiência na área de Recursos Humanos e Responsabilidade Social Empresarial. Atuou em associações e empresa privada em processos de recrutamento e seleção; consultoria e assessoria a empresas em todo o país realizando consultoria em implantação de programas de Diversidade, capacitação no tema diversidade, desenvolvimento de projetos especiais nos temas ESG, diversidade e liderança, realização de oficinas sobre assédio e violência contra mulheres, crianças e adolescentes, workshop para lideranças, gestão de projetos voltados para relacionamento com a comunidade, mapeamento de postos de trabalho, palestras de sensibilização, palestras para gestores, treinamento de equipes de recursos humanos, consultoria às áreas de medicina e segurança do trabalho, supervisão de profissionais com deficiência.

 

Cris Kerr 

Palestra: Vieses Incoscientes – 16/03 | 14h às 15h

Fundou a CKZ Diversidade há 13 anos para dar voz para a diversidade e a inclusão. Apaixonada por D&I, atua como consultora e palestrante especialista em: diversidade, inclusão, viés inconsciente, liderança transformadora, cultura e liderança inclusiva e equidade de gênero.

Autora do livro “Viés Inconsciente – Como identificar nossos vieses inconscientes e abrir caminho para a diversidade e a inclusão nas empresas”, professora de Diversidade na Fundação Dom Cabral e colunista de Diversidade & Inclusão da Revista Você S.A. Em 2019, recebeu o Prêmio WEP´s (Princípios de Empoderamento das Mulheres) da ONU Mulheres pelo reconhecimento do trabalho da CKZ Diversidade em prol da equidade de gênero.

Em 2020 ganhou o Prêmio de Melhor Trabalho Aplicado de todas as linhas do Mestrado Profissional da FGV – Fundação Getúlio Vargas com o tema: o impacto do viés inconsciente na carreira das mulheres.

Mestra em Sustentabilidade pela FGV (tese aprovada com distinção), Pós-graduada de Neurociência e Comportamentos na PUC-RS, MBA na FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Pós-MBA Advanced Boardroom Program for Women pela Saint Paul Escola de Negócios e Publicidade e Propaganda pela FAAP. Também tem formação em Mentoria, Coaching, Programação Neurolinguística, Neurociências aplicada para negócios e Art of Hosting – processos colaborativos em organizações, CNV e é líder do Grupo Mulheres do Brasil.

Suas duas grandes paixões são: transformar e fazer a diferença no mundo. Idealizou 3 projetos em prol da diversidade & Inclusão que desde 2021 se juntaram no maior e mais importante Fórum sobre Diversidade & Inclusão: 10º SUPER FÓRUM Diversidade & Inclusão. Em paralelo a vida acadêmica e profissional, cria sua filha Beatriz, que hoje tem 17 anos e é fã do caminho que a mãe está trilhando para ela e todas as pessoas da sua geração.

 

Daniella Barcellos 

Palestra: Tendências diversidade, equidade e inclusão 2022 – 18/03 | 14h às 15h30

Daniella é mentora, consultora, palestrante e Head de programas de Diversidade e Inclusão na Tailor. Formada em Administração com especialização em Marketing, aprofundou seus estudos em Cultura organizacional e Gestão das mudanças no mestrado em Administração profissional

Atuou por 25 anos no mercado corporativo, liderando equipes em empresas de prestação de serviços, Telecom, varejo, agência de marketing e de consultoria em cultura e liderança. Esteve por 8 anos à frente de núcleos de pós-graduação, extensão, pesquisa e cursos livres na educação superior.

Seu propósito profissional é poder contribuir na construção de um mundo melhor, através da conscientização das pessoas e organizações sobre autoconhecimento, autogestão, liderança e inclusão, focando sempre no respeito e empatia.

 

Gael Aleixo

Palestra: Atração de talentos com diversidade & inclusão – 15/03 | 15h às 16h

Gael é um homem transgênero, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, palestrante e militante LGBTQIA+, membro há 1 ano das squads internas de diversidade nas frentes LGBTQIA+ e +40 na empresa Kenoby. Tem como missão de vida minimizar os abismos causados pelas diferenças sociais, de gênero, etária, intelectual e étnica. Para isso, exerce o cargo de Analista de Sucesso do cliente no Grupo Gupy, ajudando clientes à execução de processos seletivos justos e inclusivos, apoiando as empresas a encontrarem pessoas candidatas ideais em pouco tempo.

 

Guilherme Bara

Palestra: Diversidade: o que tem a ver com isso? – 18/03 | 11h às 12h

Guilherme Bara é consultor para o desenvolvimento, implementação e gestão de programas corporativos de diversidade e inclusão, tendo auxiliado mais de 60 grandes empresas nos últimos dois anos. Contribui para que seus clientes avancem em 04 frentes: governança, engajamento interno, reputação/atração de talentos e retenção/desenvolvimento.

Guilherme é membro especialista do G100 Brasil, grupo que reune CEOs de importantes empresas brasileiras e multinacionais. Também é conselheiro da Automotive Business nos temas de diversidade e inclusão.

Anteriormente atuou no time global de diversidade e inclusão da BASF. onde era responsável pelo programa na América do Sul. Ainda na BASF,  foi coordenador de marketing e licitações da tintas Suvinil.

Guilherme também atuou no governo e no terceiro setor onde se destaca sua atuação como Chefe de gabinete da Secretaria da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo e como Diretor membro do Comitê de responsabilidade social da FIESP.

Como palestrante já realizou mais de 600 apresentações para diferentes públicos. De líderes corporativos a gestores públicos, de profissionais de RH a equipes das fábricas, foram mais de 60mil pessoas que conheceram a abordagem que se aprofunda em temas sensíveis e relevantes de forma engajadora e respeitosa.

 

Jaime Caetano de Almeida

Palestra: Liderança inclusiva e seus desafios – 16/03 | 10h às 11h

Jaime construiu carreira executiva com abrangência nacional e internacional no setor farma, atuando nas áreas de marketing e excelência ao cliente com responsabilidade em iniciativas e programas de planejamento estratégico, inovação, treinamento e desenvolvimento. Possui também atuação como líder de diversidade. Nos últimos 20 anos, Jaime atua também como professor universitário, lecionando em programas de MBA na USP/Esalq e na Sustentare Escola de Negócios.

É mentor em planejamento e desenvolvimento de carreiras. Jaime é pesquisador no programa “Ser Mulher – Diálogo de Gerações” e mentor no “Nós Por Elas”. É também criador dos programas “Black 13” e “We4Nós”, todas são iniciativas voluntárias de diversidade com foco em temas raciais e de gênero.

Certificado no programa de Coaching do Instituto Molina y Cervantes, do México. Fundador e vice-presidente da Associação Brasileira de Mentores. Associado à ABRH, membro do grupo de estudo de D&I. Membro associado ao IBGC, com formação no programa de Conselheiro de Administração. Membro do Conselho de Administração da ONG Casa José Coltro. Jaime é graduado em Biologia e possui pós-graduação em Administração de Empresas, Recursos Humanos, além do mestrado em Comunicação & Mercado.

 

Janaina Gama

Palestra: Diversidade & Inclusão – 14/03 | 10h às 11h30

Janaina Gama é Consultora, Palestrante e Head de Educação Corporativa da Mais Diversidade. Formada em Letras e Direito, aprofundou seus estudos nos temas direitos humanos e diversidade. Concluiu um Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-UFRJ) e uma Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade na Fiocruz. Fez, ainda, cursos importantes como “Gender Pro Capacity Building” da George Washington University e Certificado en Estudios Afrolatinoamericanos da Harvard University. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos em Neurociência, Gestão, Liderança e Performance do Instituto Conectomus, além de Doutorado em Políticas Sociais na Universidade Federal Fluminense e MBA em Neurociência, Comportamento e Desempenho do IPOG. Além de ser professora do “Programa Avançado de Diversidade nas Organizações” da Aberje e do FIA.

Atuou durante nove anos na coordenação de programas de diversidade da BR Distribuidora, na área de Responsabilidade Social/Sustentabilidade, tendo a oportunidade de implementar ações junto à força de trabalho e aos demais públicos de interesse, como equipes dos postos, motoristas de caminhão e comunidades.

 

Marina Spínola

Palestra: Diversidade e inovação – 14/03 | 14h às 15h

Marina Spínola é Mestre em Comunicação, especialista em Democracia Participativa e Movimentos Sociais e possui MBA em Gestão. Foi consultora do Unicef e chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Coordenou o Programa de Formação de Conselheiros Nacionais e foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural e do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres. Elaborou o livro “Participação Social no Governo Federal 2003 – 2010”, editado pela Presidência da República (2010). Atualmente, é diretora de Relações Corporativas e Líder de Diversidade e Inclusão da Fundação Dom Cabral.

Faz parte da Equipe do Ceos’ Legacy, iniciativa da FDC que reúne presidentes de empresas para construir projetos de legados para a sociedade, como coordenadora do grupo de líderes dedicados a mobilizar o sistema empresarial brasileiro para implementação da gestão da diversidade e inclusão nas organizações.

 

Paulo Henrique Leal Soares

Palestra: Metas da Mineração do Brasil – 17/03 | 10h às 11h30

Paulo Henrique Leal Soares é Diretor de Comunicação do IBRAM. Formado em  Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica  de Minas Gerais (PUC), tem vasta experiência na área de Comunicação Empresarial,  tendo atuado em diversas atividades do setor – comunicação interna, externa,  assessoria de imprensa, relações institucionais, eventos e relacionamento com  clientes.

Possui diversas especializações como em Comunicação Organizacional pela  Universidade Federal do Maranhão (2001), em Comunicação Empresarial pela  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), além de mestrado em  Comunicação na PUC Minas (2014).

Paulo Henrique trabalhou durante 21 anos na área de Comunicação da Vale onde  ocupou a posição de Diretor de Comunicação e Relações Externas entre março de  2014 e novembro de 2016. Toda sua vida profissional foi dedicada a trabalhar,  estudar, refletir e questionar o desenvolvimento da comunicação na área empresarial.

Foi eleito profissional do ano pela Aberje em 2013 e 2015 e está na lista do “100  Comunicadores Mais Influentes do Mundo” segundo o The Holmes Report por cinco  anos consecutivos (2015 – 2020).

 

Raquel Azevedo

Palestra: Metas da Mineração do Brasil – 17/03 | 10h às 11h30

Graduada em Administração e especialista em Gestão Estratégica de RH pela UFMG, certificada em Business Process Management e MBA em Finanças pela COPPEAD/ UFRJ. Juntou-se ao time Falconi em 1999, como jovem consultora. É uma das nossas maiores referências em estruturas e processos e também no segmento de óleo e gás, químico, petroquímico e infraestrutura, atuando em organizações públicas e privadas.

Responsável pelo Programa de Diversidade e Inclusão da Falconi.

Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil

Clique aqui e acesse o book comercial da Diversibram.

Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil

Patrocínio

                 

 

Apoio

 

           

Patrocinadores

Apoio