NOTÍCIAS

Xstrata ou Anglo? Para banco, o mais provável é que a Vale compre as duas

Notícias Gerais

30/06/2008


SÃO PAULO – Que o setor de mineração deve passar por profundo movimento de consolidação não é novidade. Desde o final do ano passado, rumores em torno de uma aquisição de grandes proporções no segmento povoaram os noticiários, e destacavam principalmente a brasileira Vale e a britânica BHP Billiton como as “compradoras”.

A questão perdeu força no início deste ano, à medida que nenhum negócio foi concretizado e as notícias se tornavam escassas. Mas a oferta de ações anunciada pela Vale trouxe de volta o tema aos holofotes. A tentativa agora é de antecipar o movimento da mineradora brasileira, que, no entanto, nega estar em negociações com qualquer empresa no presente momento. Qual a melhor opção de compra para a Vale? Freeport Mcmoran, Xstrata, Anglo, Alcoa são as alternativas mais citadas pelos analistas.

Além da diversificação da produção, ganhos de sinergia e valor da aquisição são os tópicos de maior destaque nesta avaliação das possibilidades. Cada instituição traça sua aposta, e Xstrata e Anglo figuram como favoritas. Mas algo que até o momento não havia sido citado é a possibilidade da Vale comprar ambas. Na opinião do Citigroup, este movimento é o mais provável.

Xstrata vira a mesa

Para os analistas da instituição, dificilmente as grandes mineradoras européias ficarão de fora de um movimento inicial de consolidação. A diversificação de suas produções frente às rivais as torna atrativas e a qualidade e escassez de suas bases de ativos chamam a atenção. Esta afirmação praticamente restringe um negócio isolado entre Vale e as norte-americanas Anglo ou Freeport McMoran.

Volta à cena a Xstrata, mineradora anglo-suíça cujos rumores de venda para a Vale foram os mais agressivos até o momento. Na quinta-feira (26), os analistas do Lehman Brothers a consideraram como opção de perfil mais atraente à Vale.

Na opinião do Citi, porém, a forte performance dos papéis da Xstrata recentemente deixa uma provável negociação com a Vale em stand by. De maneira resumida, atualmente a Xstrata está cara para ser adquirida.

Apesar desta consideração, a atratividade da anglo-suíça à brasileira não foi esquecida pelo Citi, que destacou os ganhos de sinergia à Vale no caso de compra da rival. “A mesa virou a favor da Xstrata, mas a Vale ainda deve voltar a `visitar` a anglo suíça”.

Primeiro a Anglo…depois a Xstrata

Com a dificuldade de um investida na Xstrata no atual momento, cresce na parada a Anglo, companhia que, de acordo com o Citi, pode prover a diversificação esperada instantaneamente à Vale.

Por questões geográficas e de exposição às commodities, uma aproximação entre Vale e Anglo foi tida como de benefício à brasileira. Mas como a “mesa virou a favor da Xstrata”, um cenário de compra da Anglo pela mineradora européia entra em pauta com grandes possibilidades.

A combinação destes fatores citados traz à tona uma alternativa: para o Citi, a combinação entre Vale, Anglo e Xstrata criaria um mega conglomerado com significativo potencial de crescimento, sendo que as três se beneficiariam da diversificação e das bases regionais envolvidas. Para o Citi, esse é o cenário mais provável.

Longe de consenso

Mas a questão é que esta visão não é consenso entre os analistas. Cada instituição lista uma empresa como o alvo ideal para a Vale. Os grandes bancos de investimentos mostram divergência quanto ao tema.

Alvos mais prováveisFavorita para…XstrataMaior parcela da produção voltada ao cobre, carvão, níquel e zinco. Menor exposição em alumínio, ouro, prata e chumboLehman Brothers e CitigroupAnglo AmericanLíder mundial na produção de ouro, platina e diamante.Participação em carvão, metais básicos e ferrosos,minerais industriais e papel e celuloseCitigroupFreeport McMoRanFoco principal nos negócios com cobre e ouroUBS e Goldman SachsAlcoaLíder mundial na produção de alumínio-Norsk HydroAlumínio de base, produtos de alumínio,além da produção e distribuição de energia-

Para os analistas do banco de investimentos suíço UBS e para o norte-americano Goldman Sachs, a Freeport McMoran é a favorita. Estas instituições destacam o maior foco desta empresa no mercado de cobre, fator que pesa quanto à diversificação da produção buscada pela Vale.

Apesar de destacar o insucesso recente nas negociações, os analistas do Lehman Brothers enxergam a situação de maneira semelhante ao Citigroup. Para o Lehman, a compra da Xstrata é o movimento de perfil mais atraente para a Vale, e o anúncio da oferta pode prenunciar uma reaproximação das empresas.

Yahoo Brasil


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER