Venda para UE diminui e preço cai
03/01/2012
A balança comercial em dezembro teve superávit de US$ 3,8 bilhões. Embora positivo, o saldo foi 25,3% menor que os US$ 5,3 bilhões registrados no mesmo mês de 2010. A queda, segundo economistas, já é um reflexo da crise internacional na balança brasileira.
Resultado da crise, a redução de preços das commodities contribuiu para um crescimento de apenas 10,6% na média diária de embarques de dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2010. A elevação é bem menor do que a alta de 26,8% na exportação do acumulado do ano de 2011 em relação a 2010. As importações também desaceleraram em dezembro, mas em ritmo bem menor. A média diária de desembarques em dezembro subiu 22,9% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado do ano a alta foi de 24,5%.
O minério, principal produto exportado pelo Brasil, teve queda de 1,8% no preço em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior. De janeiro a novembro, o minério acumulou alta de 41,2% em relação ao mesmo período de 2010. Outros produtos básicos importantes da pauta, como soja em grão e celulose, também tiveram queda de preço em dezembro.
Para o economista Rodrigo Branco, da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), a desaceleração em dezembro indica como deve se comportar a balança em 2012. “As previsões para a balança neste ano indicam um saldo bem menor do que o de 2011”, afirmou, para depois citar a estagnação econômica dos Estados Unidos e a crise na zona do euro como fatores determinantes.
Os números de 2011 já indicam menor demanda relativa europeia pelos produtos brasileiros. No último trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior, as exportações para a União Europeia cresceram 7,3%, ritmo menor do que os 22,7% no ano. No último trimestre, a exportação total cresceu 15,4%. No ano, a alta foi de 26,8% (ver quadro). “Tudo indica que os países desenvolvidos não vão melhorar agora. A previsão é que essas economias fiquem mais um ou dois anos estagnadas ou em recessão para só depois voltar a crescer”, afirma Branco.
Valor