Valepar indica Ricardo Flores para presidir Conselho da Vale
09/11/2010
SÃO PAULO – A Valepar, acionista controlador da Vale, indicou o economista Ricardo Flores para ocupar a presidência do Conselho de Administração da mineradora no lugar de Sergio Rosa. A Vale deve submeter o nome à aprovação do Conselho em reunião marcada para o dia 25 deste mês.
Em nota, a Vale informa que Flores é atualmente presidente da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB). Além disso, ocupa a presidência do Conselho de Administração da Brasilcap Capitalização e da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap) e é vice-presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg).
Matéria do Valor do início de novembro havia relatado que Flores deveria ser nomeado para o lugar de Rosa, ex-presidente da Previ e chairman da Vale desde abril de 2003. A mesma reportagem indicou que Roger Agnelli, CEO da Vale, estaria na berlinda uma vez que as decisões dele deixaram de ser prontamente referendadas pelos acionistas – entre os quais a controladora Valepar, que reúne a Previ e outros fundos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Bradespar, empresa de participações do Bradesco, e a japonesa Mitsui.
Valor Online