NOTÍCIAS

Vale renova única mina de potássio

Notícias Gerais

24/04/2012


A Vale informou, ontem, a renovação do contrato de arrendamento de ativos e direitos minerários da mina de potássio Taquari-Vassouras, em Sergipe, a única mapeada…
A Vale informou, ontem, a renovação do contrato de arrendamento de ativos e direitos minerários da mina de potássio Taquari-Vassouras, em Sergipe, a única mapeada do País. O acerto entre a mineradora e a Petrobras, detentora da concessão, permite por mais 30 anos a exploração das reservas de carnalita, minério do qual se extrai o cloreto de potássio, amplamente utilizado na fabricação de fertilizantes. Segundo o diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Marcelo Tunes, a atual produção do mineral, no Brasil, não chega a suprir nem 10% das necessidades brasileiras.
“Cerca de 92% do potássio utilizado no País é importado”, afirma Tunes. Ele explica que apenas 20% do território brasileiro são mapeados, o que dificulta a descoberta de novas jazidas. “Para extrair o potássio, é preciso um investimento muito pesado. Desde a descoberta até o processo de extração, leva-se em torno de 7 a 10 anos”, diz.
A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença de Dilma Rousseff e do governador de Sergipe, Marcelo Déda, além dos presidentes da Vale, Murilo Ferreira, e da Petrobras, Graça Foster.
A Vale informou que o projeto Carnalita será aprovado pelo conselho de administração da companhia ainda neste ano. De acordo com a mineradora, a jazida será a maior planta de extração de potássio do Brasil. Atualmente, já são produzidas na região cerca de 600 mil toneladas anuais de cloreto de potássio. Com o Projeto Carnalita, o adicional de volume de produção deve ser de 1,2 milhão de toneladas por ano.
;
;
;

DCI


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER