Vale: novos recordes de resultados poderão ser alcançados em 2011
28/02/2011
Após atingir novos recordes trimestrais e anuais em termos de receita, volume, lucro, margem, geração de caixa e investimentos, a Vale (VALE3, VALE5) afirma que essas marcas alcançadas ao final de 2010 poderão ser batidas no decorrer de 2011, refletindo uma possível manuntenção do bom momentum do mercado de commodities metálicas e a maior participação de projetos iniciados em 2010, bem como o fim da greve de sua unidade no Canadá.
;”Se a tendência [de valorização] dos preços continuar, a gente pode esperar novos recordes”, disse nesta sexta-feira (25) o CFO (Chief Financial Officer) da companhia, Guilherme Cavalcanti, durante entrevista coletiva. Na noite anterior, a Vale mostrou que em 2010 obteve “o maior lucro da história na indústria da mineração”, tendo R$ 30 bilhões em ganhos. Vale mencionar que o lucro do último trimestre ficou em R$ 10,002 bilhões, superando em 14,5% a média das projeções compiladas pela InfoMoney.
E não é apenas na manutenção do cenário de alta nos preços das matérias-primas que a Vale sustenta seu otimismo. O diretor executivo de marketing, vendas e estratégia da Vale, José Carlos Martins, dá ênfase aos vários projetos nas áreas de níquel, ferrosos e carvão, que acabaram não tendo um impacto tão significativo em 2010, mas que poderão ter mais importância relativa nesse ano.
Ainda sobre o níquel, Martins ressalta também que o ano passado foi marcado pelos efeitos negativos causados pela greve dos empregados da mineradora em Voisey`s Bay, no Canadá. Contudo, a Vale e o USW (United Steelworkers) chegaram a um acordo definitivo no final de janeiro desse ano, retomando as atividades na região após praticamente 18 meses de paralisação. “Este ano deveremos retomar com tudo a produção de níquel”, acredita o diretor.
IPO da Vale Fertilizantes segue em estudoQuestionado sobre a possibilidade da abertura de capital da unidade de fertilizantes da Vale, questão levantada no final de 2010, o diretor financeiro da mineradora disse que a proposta ainda segue em estudos, mas ele acredita que ainda no primeiro semestre de 2011 deverá ser dado o “primeiro passo” da operação, que é a reestruturação societária entre a Vale Fertilizantes e a Vale Fosfato.
“Somente a partr daí começaremos os estudos para a abertura de capital”, disse Cavalcanti.
Yahoo