NOTÍCIAS

Vale esclarece venda de minério de ferro para China

Notícias Gerais

22/01/2010


Foram 83,18 milhões de toneladas
Foi noticiado que a mineradora tinha vendido 280 milhões de toneladas em 2008
Em resposta a noticia publicada nesta quarta-feira por um jornal do Rio de Janeiro, a Vale informou que o diretor executivo da companhia, José Carlos Martins não fez nenhuma previsão quantitativa em sua entrevista a imprensa sobre volumes de vendas de minério de ferro, seja para 2009 ou para 2010.
De acordo com a mineradora, há um flagrante equivoco na notícia ao mencionar que a Vale embarcou para a China 280 milhões de toneladas de minério de ferro ao longo de 2008.
;
O que foi vendido
;
Segundo o comunicado da empresa, “Solidez e flexibilidade – o desempenho da Vale em 2008”, foi vendida para a China 85,184 milhões de toneladas métricas de minério de ferro em 2008, o que representou 28,7% de nossas vendas totais naquele ano, de 296,241 milhões de toneladas métricas.
“A ausência de considerações dessa natureza pode ser constatada em gravação em nosso poder de toda a entrevista coletiva concedida por José Carlos Martins. Pelo contrário, instado por uma repórter a fazer estimativas sobre vendas futuras, o Diretor Executivo se negou a faze-las.”, informou o comunicado da empresa.
;
Divulgação pública
;
Os volumes produzidos e vendidos de minério de ferro no quarto trimestre de 2009 e no ano de 2009 serão divulgados publicamente pela Vale no dia 10 de fevereiro de 2010.
A empresa disse, ainda, que os comunicados trimestrais de resultados e relatórios de produção, são apresentadas considerações qualitativas, porém não quantitativas, sobre os mercados dos produtos que operamos, baseadas em fatores macro e microeconômicos, com o objetivo de dar subsídios aos agentes do mercado de capitais para a formação de suas expectativas.
;
Níveis pré-crise
;
Sobre o comentário feito pelo diretor executivo Martins de “pretender retomar os níveis pré-crise”, a companhia esclareceu que não se constitui em fato novo, na medida em que já ha bastante tempo considerações semelhantes foram emitidas publicamente pela Vale, no Relatório de Produção do terceiro trimestre de 2009, “Retomando o crescimento”.
No relatório dizia que “uma das principais conseqüências dessa dinâmica será a consolidação de um ciclo de crescimento robusto e sustentável da demanda por minérios e metais. Desse modo, esperamos continuar aumentando a capacidade utilizada…”.

Monitor Mercantil


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER