Vale entra na disputa por mina da Mitsui na Índia
01/03/07
Vanessa Adachi01/03/2007
;
A Companhia Vale do Rio Doce é uma das finalistas para tentar assumir o controle da mineradora da Índia Sesa Goa, a maior exportadora de minério de ferro daquele país, com venda anual de 9,5 milhões de toneladas. No início desde ano, a japonesa Mitsui resolveu colocar à venda os 51% do capital da mineradora, atraindo o interesse de cerca de 20 empresas, inicialmente.
Agora, o processo de venda aproxima-se da fase final e apenas três a quatro companhias passaram pelo funil e continuam a concorrer. Além da Vale, há certeza de que a a siderúrgica Arcelor Mittal continua no páreo. Quanto às demais, há informações desencontradas. Pessoas próximas às negociações acreditam que Rio Tinto ainda teria chances.
Mas, segundo o diário indiano “Business Standard”, a Rio Tinto já teria sido excluída do processo, juntamente com a outra gigante Anglo American. As outras duas finalistas, segundo o jornal, seriam Vedanta Resources e o grupo indiano Aditya Birla.
As propostas finais devem ser entregues no final de março ao banco de investimentos Morgan Stanley, que representa a Mitsui no negócio. A empresa como um todo é avaliada entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2,5 bilhões.
O processo tende a ser muito competitivo. Para a Vale, a compra de Sesa Goa representa um passo a mais para consolidar-se globalmente. Mas não só isso. A empresa brasileira estaria particularmente interessada em barrar o avanço da Arcelor Mittal. A siderúrgica resultante da compra da européia Arcelor pela indiana Mittal está claramente tentando ampliar o seu fornecimento próprio de minério de ferro. E a Vale, que tem na Arcelor Mittal uma das maiores clientes, não tem interesse que isso aconteça.
Procurada, a Vale informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria os rumores de mercado.
Quem levar o controle da mineradora indiana terá que fazer ainda uma oferta de aquisição de outros 20% do capital. A vendedora Mitsui participa do bloco de controle da Vale, mas essa posição não deverá ter qualquer influência no resultado do processo.
A Sesa Goa tem minas de ferro nos estados indianos de Goa, Karnataka e Orissa e exporta principalmente para China, Taiwan, Japão e Paquistão. No ano passado, produziu também 242 mil toneladas de coque e 199 mil toneladas de ferro gusa. A empresa foi fundada em 1954 com o nome italiano de Scambi Economici S.A. Goa. (Com agências internacionais)
Valor Econômico