Usuários do aplicativo PROX terão acesso à informações de riscos hidrológicos e geológicos
24/02/22
O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) autorizou a inserção de informações de Riscos Hidrológicos e Geológicos, gerados pelo órgão, no aplicativo PROX, desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Mining Hub.
O aplicativo é uma ferramenta que tem como objetivo multiplicar o conceito de segurança trazendo informações importantes e relevantes para a sociedade. O PROX está em fase de inserção de dados sobre segurança e prevenção de ocorrências envolvendo, principalmente, cheias e barragens.
“Com a entrada das informações do SGM/CPRM, o banco de dados de riscos ficará muito mais completo. Além das informações relativas às áreas próximas das hidrelétricas geridas pela CEMIG e barragens de rejeitos de mineradoras, a população poderá consultar outros riscos hidrológicos e geológicos, como cheias, inundações e deslizamentos mapeados e monitorados pelo órgão”, afirma a coordenadora de Assuntos Minerários do IBRAM, Aline Nunes.
O PROX já está disponível nas principais plataformas de aplicativos. Por enquanto, a população tem acesso a informações sobre as áreas próximas das hidrelétricas geridas pela CEMIG, mas a previsão é que em julho todo o conteúdo esteja disponível para os usuários.