Unidade Niquelândia da Votorantim Metais moderniza processo de mineração
18/09/2015
Empresa importa equipamento da Finlândia que permite produção mais limpa e competitiva
A Unidade Niquelândia da Votorantim Metais acompanha o desenvolvimento de pesquisas científicas no setor de mineração e também de mercado para modernizar o processo produtivo de minério de níquel. O foco é garantir a estabilidade de toda a operação, com respeito ao meio ambiente. A empresa, que foi pioneira no País no desenvolvimento de projetos de inovação energética para substituir o óleo combustível por biocombustível na indústria, também busca melhorias na mineração com uso de novas tecnologias. É a primeira mineração de níquel brasileira a utilizar equipamento que permite fazer a escavação e a separação granulométrica do minério de níquel simultaneamente.
O aparelho é uma concha peneira, importada da Finlândia, ainda pouco utilizada por empresas no Brasil e no mundo. O equipamento, que começou a ser utilizado em junho de 2015, amplia a eficiência da produção da mineração e evita quebras nos equipamentos da usina, uma vez que durante a escavação são deslocados blocos de rocha que se não forem separados podem danificar os equipamentos da usina e interferir na qualidade do minério beneficiado.
Segundo o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron, a aquisição possibilita reduzir a emissão de gás carbônico. ?Desse modo, minimizamos ainda mais os impactos ambientais, o que torna o nosso negócio mais responsável e competitivo?, afirmou.
Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina.
Assessoria