Tecnologias para criar solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração será tema de webinar nesta 4ª feira
27/06/22
O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), promoverá, em 29 de junho, das 9h às 11h30, o Seminário Virtual “Criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração”. O evento acontecerá de forma online, 100% gratuito, no canal do YouTube da revista Brasil Mineral, apoiadora do seminário.
O evento contará com a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Embrapa, do Luiz de Queiroz College of Agriculture University of São Paulo (ESALQ), da Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE), da Universidade de Brasília (UNB) e da Pimenta de Ávila Consultoria Ltda.
Durante o seminário, especialistas debaterão sobre tecnologias para criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração. Para a palestrante Vânia Andrade, membro do Conselho de Administração e coordenadora da Comissão Técnica de Mineração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o webinar é uma oportunidade para evidenciar discussões sobre o tema de forma aberta e transparente.
Clique aqui e veja a programação.
Vânia Andrade ressalta que as diversas aplicações desenvolvidas com rejeitos e estéreis, como artefatos de construção civil, base de pavimentação de rodovias, entre outras, ainda não são suficientes para a quantidade de rejeitos e estéreis gerados pela mineração. “Quando se compara o mercado desses produtos com a quantidade gerada nas mineradoras, constata-se que estas aplicações têm um potencial de absorver quantidades muito limitadas de rejeitos produzidos anualmente. Estas iniciativas são válidas porque podem gerar valor econômico e social para as comunidades afetadas pela mineração, mas não podem ser soluções isoladas para a questão dos rejeitos”, diz.
A conselheira da ABM também avalia que “estas soluções exigem uma visão multidisciplinar e inovadora, incluindo a geotecnia, pedologia, agronomia, saneamento, entre outras disciplinas. Uma visão interdisciplinar de pesquisa tecnológica, embasada em um modelo de negócio, não é comum na nossa indústria. Esta é uma provocação que pretendemos apresentar no webinar”.
“A mudança é necessária. E trabalharmos juntos para encontrar soluções viáveis é imprescindível para a velocidade que a sociedade nos demanda. Na verdade, creio que já estamos atrasados nestas mudanças”, finaliza Andrade.
Serviço:
Seminário “Criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração”
Dia: 29 de junho
Horário: das 9h às 11h30
Local: Transmissão no Canal do Youtube da Brasil Mineral.