Tailings Brazil 2025 reforça compromisso das mineradoras com a gestão responsável da disposição de rejeitos
01/07/25
“O IBRAM e suas associadas não abrem mão de empregar as técnicas e controles mais modernos para garantir a integridade de barragens e pilhas de rejeitos. Segurança de processos é um dos compromissos mais evidentes em nosso dia a dia” – foi o que afirmou o vice-presidente do Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo, na solenidade de abertura do Tailings Brazil 2025, hoje (1º de julho), em Belo Horizonte (MG).

Fernando Azevedo. Crédito: Divulgação
No primeiro dia deste ciclo de palestras, idealizado para discutir e aprimorar a gestão das estruturas de disposição de rejeitos no Brasil, Fernando Azevedo disse que debater abertamente a questão das estruturas de disposição de rejeitos é, também, uma demonstração de transparência com a sociedade por parte das associadas do IBRAM. E citou a conclusão do segundo balanço sobre a situação das barragens de rejeitos do setor mineral – relatório que será apresentado brevemente em coletiva à imprensa – como exemplo da disposição do setor de prestar contas e oferecer informações precisas à sociedade. “Mais do que números, esse balanço demonstra evolução contínua nos processos e na cultura de segurança”, acrescentou.
O Tailings Brazil 2025 tem como patrocinadores: BVP (categoria diamante), Samarco (categoria prata), Ausenco e Nexa (categoria bronze), Andritz e CBMM (categoria painel). O evento vai até este dia 2/7 e tem o objetivo de promover o contínuo alinhamento do País aos mais elevados padrões mundiais, durante o seminário serão compartilhados avanços técnicos, discutidos os grandes desafios do arcabouço regulatório ainda enfrentados no Brasil e promovidas reflexões sobre as ações de prevenção, preparo e resposta a emergências.