Site diz que deputado Édio Lopes adia relatório sobre mineração em terras indígenas
08/11/2012
Deputado terá reunião dia 13 com Ministro da Justiça e presidente da Funai
O site Notícias & Negócios (www.noticiasenegocios.com.br) informa que o relator do projeto que regulamenta a mineração em terras indígenas (artigo 231 da Constituição), deputado federal Édio Lopes (RR), disse hoje que a entrega de seu relatório está adiado sem data definida. Ele se reunirá no próximo dia 13 no Ministério da Justiça com lideranças indígenas, com o Ministro José Eduardo Cardozo e com a presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo, para discutir pontos divergentes e conflitantes entre as partes.
Leia a íntegra em http://noticiasenegocios.com.br/?p=5133
A depender do entendimento no dia 13, o deputado disse que pretende conduzir visitas às regiões onde há povos indígenas, de modo a debater o projeto sobre mineração. ?Estamos próximos a um entendimento razoável sobre a matéria?, disse ao participar do 3º Congresso de Mineração da Amazônia, em Belém (PA).
Para o deputado é a ?primeira vez que o projeto atingiu o nível efetivo de discussão?. Segundo ele, por culpa de ?omissão na discussão por parte das lideranças indígenas, das entidades que dizem representá-los e da Funai?.
Comissão Especial da Câmara dos Deputados para Mineração em Terras Indígenas analisa a regulamentação da matéria, cujos três fundamentos são: consulta às comunidades indígenas para que ocorra a exploração mineral; participação no resultado da lavra; e autorização do Congresso Nacional.
Édio Lopes coordenou o painel ?Povos Indígenas da Amazônia e o Setor Mineral: perspectivas, desafios e oportunidades? do Congresso realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que será encerrado amanhã (8). O Congresso integra a programação da EXPOSIBRAM Amazônia 2012.
Governo federal mapeia subsolo da Amazônia
Enquanto o Congresso Nacional não regulamenta o artigo 231, o governo federal antecipa providências técnicas, informou o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira da Costa.. As terras indígenas ocupam 14% do território nacional e 25% da Amazônia. Para conhecer o que esta região guarda em seu subsolo, o Ministério de Minas e Energia conduz com o Ministério da Defesa o projeto Cartografia Geológica da Amazônia na escala de 1 para 250 mil (ou seja: cada 1 cm corresponde a 250 mil cm).
Maxpress