Sinferbase: exportação de minério de ferro subiu 3,5% no semestre
19/08/2011
SÃO PAULO – As exportações de minério de ferro das empresas associadas ao Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase) somaram 133,6 milhões de toneladas no primeiro semestre, com aumento de 3,5% sobre igual período de 2010.
As associadas da entidade são Vale e coligadas (Itabrasco, Nibrasco, Hispanobras e Kobrasco), Samarco, Anglo American e MMX. Estão fora, por exemplo, a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), segunda maior exportadora do país.
Em junho, conforme o Sinferbase, o volume embarcado de minério e pelotas de ferro foi de 24,6 milhões de toneladas, similar ao do mesmo mês do ano passado. A Vale respondeu por 91% do total.
No volume total do ano, as pelotas, minério de maior valor agregado, somaram 26,75 milhões de toneladas, 8,2% a mais que em igual período de 2010. Já em junho os embarques tiveram retração de mais de 12%.
No mercado interno, foram vendidas 15,9 milhões de toneladas de janeiro a junho, 4,2%; superior ao mesmo semestre do ano passado. A Vale ficou; com 80%, seguido pela MMX (16%) e Anglo American.
Valor Econômico