Simulado de emergência reforça a cultura da prevenção em Barcarena/PA
30/08/22
A Imerys realizou na última sexta-feira, 19 de agosto, o primeiro simulado de emergência das bacias de beneficiamento de caulim, que fazem parte do seu parque industrial em Barcarena. As ações foram realizadas em conjunto com as Defesas Civis Estadual e Municipal da Prefeitura de Barcarena, e contou ainda com os apoios de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de ativa participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A Imerys agradece os esforços diretos destas instituições que contribuíram com o sucesso da atividade e sem os quais esta ação não teria sido possível.
O simulado consta no Plano de Ação para Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Agência Nacional de Mineração (ANM). A atividade visa capacitar as pessoas das comunidades, funcionários da empresa e órgãos locais sobre os procedimentos adequados no caso de incidente com as bacias de rejeito de minério e da consequente necessidade de auto evacuação imediata de quem está localizado próximo a essas estruturas.
O caulim é um minério amplamente utilizado na indústria de papel e cerâmicas. No Pará, a Imerys utiliza bacias que são estruturas de retenção tecnologicamente monitoradas para receber os rejeitos do caulim junto com água durante o processo de beneficiamento do minério. Das bacias, esse material retorna ao processo de beneficiamento. As bacias também possuem mais um viés sustentável: elas captam água da chuva, que é utilizada em toda a planta industrial, reduzindo a captação de água de poços. Anualmente são mais de 900.000 m³ de água pluvial captados.
Para realizar a simulação de emergência das bacias, a Imerys cadastrou os moradores das comunidades próximas, montou pontos de apoio e base para monitoramento da ação. “O nosso compromisso principal é a proteção das pessoas e a preservação das comunidades que estão em nosso entorno. A Imerys possui um sistema de monitoramento contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, que nos oferece a segurança de que as nossas bacias atendem a todos os requisitos necessários e que são hoje as melhores práticas mundiais no mercado”, afirma Welney Paiva, Diretor de Operações da Imerys no Pará.
Seguindo um amplo plano de ação, a Imerys informou previamente os parceiros que deveriam ser envolvidos. E para as comunidades vizinhas, também realizou um seminário orientativo no mês de junho e que contou com grande participação da população.