NOTÍCIAS

Sema coordena na Exposibram 2012 painel sobre sustentabilidade

Notícias Gerais

09/11/2012


No último dia da Exposição Internacional e 3° Congresso de Mineração da Amazônia 2012, ocorrido de 5 a 8 de novembro, no Hangar ? Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o secretário de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, coordenou o painel ?Sustentabilidade na Atividade Mineral?. Ele qualificou o tema mineração como de alta relevância para o desenvolvimento do Pará. ?É necessário avaliar com critério os indicadores econômicos, sociais e ambientais na mineração?, disse.
A especialista em gestão ambiental Maria Suleima Pioll tratou do ?Inventário sobre a Gestão da Sustentabilidade na Mineração: a evolução em 20 anos? e disse que os itens principais estão relacionados com riscos, acidentes e gestão ambiental, além da saúde e segurança no trabalho. ?Na década de 1990, 30% das empresas tinham estrutura para identificar e avaliar riscos e definir medidas para a gestão. Em 2011, quase todas já tinham essa estruturação?, explicou.
A segunda palestra foi ministrada pelo doutor em desenvolvimento sustentável Maurício Viana, que explanou sobre o Índice de Sustentabilidade na Mineração. Ele disse que no levantamento de dados é preciso fazer aferição da média salarial dos empregados, investimentos em ações de responsabilidade social, acidentes de trabalho, gestão hídrica e ambiental participativa e impacto visual. ?Não se pode considerar sustentável uma atividade que cause impactos negativos na população?, avaliou.

Agência Pará de Notícias


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER