Samarco lança livro Água e Cultura em parceria com instituições de Ouro Preto
31/03/2015
Recuperar e proteger a biodiversidade e os recursos hídricos das regiões em que a empresa atua. Essa é a proposta do Programa Positivo em Água da Samarco, que teve mais uma iniciativa realizada no último dia 23, na sede da Fiemg, em Ouro Preto.
Na ocasião, a Samarco e a Livraria e Editora Graphar lançaram o livro Água e Cultura ? Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto.; A publicação é resultado de um processo de identificação e caracterização das fontes de água da cidade mineira, desenvolvido sob a coordenação do editor e produtor cultural Paulo Lemos, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Agência Nacional de Águas (ANA).
O evento reuniu mais de 160 convidados, entre representantes do poder público e de instituições sociais da região, como os prefeitos de Ouro Preto, Mariana e Santa Bárbara, José Leandro Filho, Celso Cota Neto e Leris Braga, respectivamente, o Prof. Dr. Marcone Jamilson, reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ricardo Rabelo, presidente da Fundação Educativa de Rádio e TV de Ouro Preto (FEOP), além de representantes da Samarco.
O diretor-presidente, Ricardo Vescovi, afirmou que o projeto é a realização de um desejo antigo da empresa e reforçou a importância das parcerias que foram firmadas durante o processo. ?O livro é uma amostra do que podemos fazer juntos. Porque hoje não existe mais o fazer sozinho, é necessário o envolvimento de empresas, sociedade, governos e meio acadêmico? afirmou.
De acordo com ele, o registro é de grande valor cultural. ?Sem memória, no sentido de registro, estamos fadados ao esquecimento do que nos faz grandes e do que nos faz pequenos. O livro é um voto de confiança em nós mesmos, como espécie que habita o planeta?, destacou.
O editor do livro, Paulo Lemos, agradeceu o apoio da Samarco à iniciativa. ?Tivemos a felicidade de encontrar um parceiro com sensibilidade para entender a importância do trabalho, mesmo em um momento em que ainda não se falava de crise de água, e aceitou patrocinar nossas ideias?, revelou.;
Próximos passosO evento de lançamento do livro marcou a assinatura de uma carta de intenções para o desenvolvimento de novos inventários de fontes de água nas cidades de Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara.
A Samarco também anunciou que investirá na recuperação das áreas das nascentes no Parque do Itacolomi, Parque das Andorinhas e Jardim Botânico, localizadas em Ouro Preto.;
Samarco