Rio+20: Indústria reduz impacto ambiental de suas atividades
14/06/2012
Nesta quinta-feira (14/06), a indústria brasileira divulgou o Documento Nacional de Compromissos e Posicionamentos. A Publicação foi entregue pelo Presidente da CNI ? Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, à Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no seminário Encontro da Indústria para a Sustentabilidade realizado na Rio+20.; O IBRAM; esteve presente na reunião, com a participação de seu Diretor-Presidente, José Fernando Coura, e também; de seu Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin.
;
Também participam da reuniãoo Presidente do Conselho do IBRAM, Ricardo Vescovi, o Diretor de RelaçõesExternas da Samarco, Fernando Künsch, o CEO da Vale S.A., Murilo Ferreira, e os conselheiros do IBRAM José Margalith e Carlos Anísio Figueiredo.
O documento revela que o setor produtivo reduziu o impacto de suas atividades, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa, reciclando, usando insumos renováveis, reaproveitando a água, entre outras ações.
?Não dá para pensar em um futuro com economia verde sem o envolvimento direto do componente da mineração. Todo o desenvolvimento das fontes alternativas de energia, por exemplo, passam pelo uso intensivo de minérios?, afirma Fernando Coura.
Diante deste cenário o setor mineral se preocupa em desenvolver, cada vez mais, ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação ambiental. A reciclagem e o reaproveitamento de água na atividade chegam a 90% na exploração de ferro, ouro, bauxita e carvão mineral. Outros minérios apontam índices igual ou superior a 50%.
A atividade mineraria também se preocupa em desenvolver ações que aumentem a eficiência energética. O uso de minerodutos até as regiões portuárias otimiza a energia, já que a polpa de minério transportada como auxílio da gravidade, retira caminhões das estradas, diminuindo o uso de combustíveis fósseis e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa.; A construção de hidrelétricas próprias, a instalação de painéis solares e o uso da biomassa são outros mecanismos usados pelo setor.; Além disso, as empresas de mineração monitoraram as redes de energia sob concessão de órgãos públicos para reduzir perdas na transmissão.
Há também ações na preservação da biodiversidade. Na exploração de minério de ferro, por exemplo, foi feita a manutenção de 1,1 mil hectares de área protegida, 7 mil hectares de revegetação e foram plantados 5 milhões de viveiros de mudas em 2010.
Clique aqui para ter acesso a 1ª parte do Documento elaborado pela CNI
;
Clique aqui para ter acesso a 2ª parte do Documento elaborado pela CNI
;
Clique aqui para ter acesso ao sumário executivo da Mineração elaborado pela CNI em parceria com o IBRAM (versão português)
Clique aqui para ter acesso ao sumário executivo da Mineração elaborado pela CNI em parceria com o IBRAM (versão inglês)
IBRAM – Profissionais do Texto