Prefeitos do Amazonas pedirão direito de explorar recursos minerais
08/02/2011
Associação Amazonense dos Municípios vai elaborar um documento, junto com os prefeitos, reunindo os pleitos de cada município, e apresentá-lo Ministério de Minas e Energia
Prefeituras amazonenses de municípios com potencial para exploração mineral vão elaborar um documento para ser apresentado no próximo dia 08, durante reunião em Brasília.
A reunião será realizada no Ministério de Minas e Energia, com a presença do titular da pasta, Edison Lobão. Durante a reunião, o MME apresentará seu Plano de Exploração de Minério no Brasil.
Um dia antes da reunião na capital federal, prefeitos de municípios como Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Nova Olinda, Barreirinha, Novo Aripuanã e Apuí fazem uma discussão prévia na sede da Associação Amazonense dos Municípios (AAM).
O presidente da associação, Jair Souto, afirmou que a reunião do dia 07 será para elaborar um documento com propostas para ser levada ao Ministério de Minas e Energia.
O secretário executivo de geodiversidade e recursos hídricos, órgão vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SDS), Daniel Nava, deverá participar da discussão de segunda-feira, segundo Souto.
?O Amazonas detém riqueza mineral em seu solo. Vamos para a reunião em Brasília para ouvir, entender e participar. Vamos apresentar pesquisas realizadas no Estado e falar sobre o nosso potencial mineral e da perspectiva de fazer uso sustentável dele?, explicou Jair Souto.
A Crítica – UOL