Pedidos para exploração mineral batem recorde
16/08/2010
Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, os requerimentos e autorizações de pesquisa mineral (inclui de areia a ouro) aumentaram 54.576% na comparação entre 2005 (janeiro a dezembro) e 2010 (de janeiro até agora). Foram de 26 para 14.190 pedidos. Já a área mineral a ser prospectada dobrou no mesmo período.
Segundo Paulo Camillo Penna, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o direcionamento de recursos para o Brasil, especialmente pelos chineses, não deve preocupar. “Tem a ver com o preço alto das commodities minerais, efeito do aumento da demanda”, explica.
“Há outros motivos de preocupação, como o fato de o Brasil ser responsável por apenas 3% (US$ 234 milhões) do total dos investimentos em exploração mineral no mundo, muito atrás do Canadá (16%), Austrália (13%) e Peru (7%)”, afirma.
Estadão