Paranapanema deixa setor de fertilizantes para se concentrar em cobre
05/10/2012
O presidente da transformadora de cobre Paranapanema, Luiz Antônio Ferraz (na foto ao lado), afirmou nesta tarde ao Valor que a decisão de vender a fabricante de fertilizantes Cibrafértil faz parte da reestruturação estratégica da empresa, com foco nas operações de cobre.
Na noite de ontem, a companhia brasileira anunciou a venda dos ativos da Cibrafértil para a OFD Holding, controladora da colombiana Abocol Abonos Colombianos. ?Esta foi uma forma de tirar uma empresa com falta de lucratividade e fora do foco da companhia?, comentou.
Com a expansão da capacidade de sua unidade Caraíba, na Bahia, a produção total da Paranapanema poderá subir de 220 mil toneladas para 280 mil toneladas por ano de cobre. Segundo Ferraz, com isso, a produção de ácido sulfúrico cresce de 550 mil toneladas para 650 mil toneladas ao ano, enquanto a indústria de adubo fica estagnada, atingindo, no máximo, 250 mil toneladas ao ano e somente no tipo super simples.
?O mais interessante para nós era ter um grande cliente na área de fertilizantes e não temos. Por isso vendemos a companhia para a OFD?, afirmou o executivo, ressaltando que a Paranapanema terá vínculos comerciais com a holding.
?A Cibrafértil passa a ser nosso cliente para o mercado de ácido sulfúrico. Daremos oportunidade à Cibrafértil de aumentar a atuação na Bahia. Com esse foco, nós crescemos em termos de produção para o lado do cobre e a Cibrafértil passa a encontrar o melhor o caminho na área fertilizantes.?
Ferraz destacou que a Paranapanema está ?liberando? uma empresa na qual não tinha motivação para investir.
Novo investidor
O presidente da Paranapanema ainda afirmou que a holding OFD tem capital americano e possui uma divisão de fertilizantes com atuação no México, América Central, Colômbia e Peru, e comercialização anual de dois milhões de toneladas de fertilizante.
?Essa companhia está vindo ao Brasil com previsão de investir US$ 30 milhões num prazo de três anos e aumentar a capacidade da Cibrafértil para 600 mil toneladas ao ano. E além do supersimples, vai produzir o fertilizante NPK?, apontou Ferraz.
O presidente não revelou o valor da operação, que será divulgado posteriormente via Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
;
Valor Econômico