Paraguai quer atrair empresas brasileiras oferecendo custos menores
25/11/2015
Encontro na FIEMG discute internacionalização com país vizinho, uma alternativa, em termos de custos
O seminário Internacionalizando sua Empresa através do Paraguai reuniu especialistas de exportação, empresas e a delegação do Paraguai, no dia 23/11, na FIEMG. O encontro debateu internacionalização, aumento do comércio, e investimentos bilaterais.
Além de ser sócio no Mercosul, o Paraguai oferece vantagens competitivas, como a oferta de energia proveniente da usina binacional de Itaipu, e a Lei de Maquila do Paraguai, que prevê empresas localizadas no país produzindo com insumos importados a preços baixos e mão de obra barata, sob incumbência de uma matriz estrangeira, para serem destinados à exportação. ?O Paraguai oferece oportunidades concretas para a indústria brasileira, e o governo paraguaio está buscando criar um ambiente de negócios que estimule essa integração?, diz o diretor de Promoção de Investimentos ? Rediex, Carlos Paredes.;;
Ele enumerou as vantagens competitivas que podem atrair investidores, como mão de obra jovem disponível e um regime tributário simples. Paredes salientou as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraguai, que este ano deverá ser de 4,9%, com perspectivas de mais de 6% no próximo ano, que tornam o País um bom parceiro comercial, principalmente em um momento em que o crescimento no Brasil está abaixo do esperado.
Ele citou alguns setores com maior potencial de investimentos como o de reflorestamento, o hoteleiro, a agroindústria, que ?tem condições de triplicar suas fronteiras agrícolas, se incorporar tecnologias, fizer planejamento territorial e modernizar o sistema de irrigação? e o habitacional, que demanda 100 mil novas moradias por ano. Segundo ele, no Paraguai, 300 mil moradias necessitam de reparos e manutenções e 800 mil apresentam algum problema como superlotação ou reparação quase completa. ?Precisamos de empresas que gerem emprego para nosso povo. O problema natural do Brasil na área comercial é a China?, diz.;;;
O consultor internacional da FIEMG, Eduardo Azeredo, relembrou a Missão Empresarial de Integração Produtiva Brasil-Paraguai, liderada pelo presidente do Sistema FIEMG, que aconteceu em setembro em Assunção com a presença de 80 empresas, de nove estados. ?O Paraguai é um país vizinho e amigo com áreas de interesse para investimentos?, diz. O encontro foi promovido pelo Sistema FIEMG, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos ? Apex Brasil.
Sistema FIEMG