Operação logística Sena-Beira celebra quatro anos de início em Moçambique
06/10/2015
No último mês, a Vale em Moçambique celebrou quatro anos do início da nossa operação do Corredor Logístico Sena-Beira. Trata-se de um momento particularmente relevante, tendo em vista os desafios enfrentados nos últimos tempos, visando alcançar a excelência operacional, a simplicidade e a produtividade ? tudo orientado para a competitividade do negócio de carvão em Moçambique.
Os quatro anos evidenciam a grande sinergia existente entre mina, ferrovia e porto. O líder da Operação Logística, Ricardo de Almeida afirmou também que vários desafios foram enfrentados para que a logística de carvão funcionasse nos moldes atuais e destaca ?as parcerias que foram firmadas para a operacionalização da Linha de Sena, que esteve mais de 25 anos paralisada?.
Segundo ele, ?a fase que atravessamos no mercado de commodities, além de ser um desafio, é também uma oportunidade para nos tornarmos mais simples, competentes e focados em produtividade, tendo como alicerce a segurança?, disse ele.
A Vale em Moçambique
Dona de um território extenso e rico em recursos naturais, Moçambique representa uma região estratégica para os negócios da Vale no continente africano. As nossas relações comerciais começaram em 2004, quando ganhamos o concurso internacional para explorar a mina de carvão de Moatize, uma das maiores reservas carboníferas do mundo.
O ano de 2008 marcaria o início das obras para implantação da unidade operacional de Moatize, que se tornaria o primeiro projeto realizado pela Vale na África. Três anos depois o complexo entrou em funcionamento.
Vale S. A.