Oferta cresce mais do que a demanda para chumbo e zinco
04/10/2011
SÃO PAULO – As perspectivas para o chumbo e para o zinco apontam para crescimento da oferta acima do da demanda global. Segundo divulgou o Grupo Internacional de Estudos de Chumbo e Zinco (ILZSG, na sigla em inglês), a procura pelo metal de chumbo refinado deve crescer 6,1% para 10,15 milhões de toneladas neste ano.
Mesmo diante do desaquecimento do setor automotivo e do fechamento de muitas fábricas de baterias por razões ambientais, em 2012, a demanda por chumbo deve crescer 4%, para 10,56 milhões de toneladas.
A produção do minério, por sua vez, deve avançar 7,8% neste ano e 6,2% no ano que vem, impulsionada principalmente pelo aumento da oferta vinda da China, Índia e México. Na mesma direção, o relatório mostra que a demanda global por zinco está projetada para crescer 2,2%, para 12,85 milhões de toneladas em 2011. Para 2012, as perspectivas apontam para alta de 3,9%, para 13,35 milhões de toneladas.
A oferta prevista para minério alcançará 12,77 milhões de toneladas neste ano, o que vai representar um crescimento de 4,3%, impulsionado pela produção da China, da Índia, do Cazaquistão, do México e da Rússia.
Valor Online