Monitoramento de pilhas é tema de seminário realizado pelo IBRAM
07/04/2026

Em um cenário em que segurança operacional e prevenção de riscos geotécnicos são cada vez mais estratégicos para a mineração, o monitoramento de pilhas foi o tema central de seminário realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração nesta segunda-feira (6/4), em Belo Horizonte (MG).
O evento reuniu especialistas, empresas e profissionais do setor para discutir tecnologias avançadas e práticas aplicadas ao acompanhamento da estabilidade de estruturas minerárias. Entre os principais temas abordados estiveram os fundamentos do monitoramento de deformações por tecnologias SAR e InSAR, aplicações no controle de estabilidade, integração com instrumentação convencional e estudos de caso que evidenciam vantagens e limitações dessas soluções.
Para o diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Júlio Nery, o avanço no uso de tecnologias de monitoramento é fundamental para o setor. “Discutir monitoramento de pilhas é para o avanço da indústria mineral, porque estamos falando diretamente de prevenção, gestão de riscos e evolução das práticas de segurança na mineração”, destacou.
A programação contou com apresentações técnicas de empresas e instituições como Agência Nacional de Mineração (ANM), Earth Daily, Telespazio, Hex360 e Vale, além de amplo debate entre os especialistas, promovendo um ambiente de troca de experiências e aprofundamento técnico.
Ao longo do dia, os participantes discutiram ainda o papel das soluções baseadas em dados e sensoriamento remoto na modernização da gestão de ativos e no suporte à tomada de decisão, reforçando a importância da inovação tecnológica para o futuro da mineração brasileira. “O seminário proporcionou um espaço qualificado para troca de experiências, aproximando diferentes visões e contribuindo para o avanço técnico do setor”, destacou Aline Nunes, gerente de Assuntos Minerários do IBRAM.
Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento.