NOTÍCIAS

Japoneses pagarão mais 23% por minério australiano

Notícias Gerais

08/06/2010


As anglo-australianas BHP Billiton Ltd e Rio Tinto Ltd aumentará de que o preço do minério de ferro para o período entre julho e setembro subirá cerca de 23% em relação ao trimestre anterior, noticiou o jornal Nikkei. As siderúrgicas japonesas já teriam sido notificadas da mudança.
;
Segundo o jornal japonês, a Vale deve acompanhar a medida. No início do mês, o diretor de Ferrosos da Vale, José Carlos Martins, afirmou que a mineradora já fechou os contratos de preço para o terceiro trimestre deste ano e os apresentou a seus clientes.
;
A segunda alta trimestral consecutiva deixará o minério de ferro a cerca de US$ 147 a tonelada, 140% a mais do que o preço em 2009, de acordo com a publicação. As siderúrgicas japonesas, que concordaram em negociar os preços do minério trimestralmente em vez de fechar um preço anual referencial, devem concordar com um preço próximo ao do valor proposto, disse o Nikkei.
Com as rápidas altas do carvão e do minério de ferro, as siderúrgicas japonesas estão sendo forçadas a repassar as altas para os usuários, incluindo montadoras, de acordo com o jornal.
;
Com a expectativa de alta da demanda por carvão metalúrgico e minério de ferro na China e em outras economias emergentes no médio a longo prazo, os preços devem permanecer em uma trajetória de alta, disse o Nikkei.
;
“Temos que repassar as altas para os preços do aço e pedir a clientes que assumam os custos elevados”, disse o presidente da JFE Holdings Inc, Hajime Bada, segundo o jornal.

Monitor Mercantil


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER