NOTÍCIAS

Instituto lança programa de gestão de inovação para empresas

Notícias Gerais

20/03/2015


O Instituto Pró-inovação e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mineração (IABM) adotou um modelo para ajudar empresas a identificar oportunidades de inovação e apoiá-las na implementação de projetos que será apresentado no início de abril, em São Paulo.”Esse modelo proporciona às organizações todo o apoio durante a identificação de necessidades, formulação da estratégia, elaboração e submissão dos projetos para as agências de fomento. Assim, orientamos e direcionamos para que eles sejam financiados ou até subvencionados, gerando um significativo ganho de competitividade para o negócio”, explica o gerente de desenvolvimento da ABM, Bruno Luiz Sigolo.
?É fato que as empresas de maneira geral não sabem o que pode ser classificado como inovação, não tem estrutura para desenvolver um projeto e não sabem quais instituições financeiras e de fomento no Brasil e no exterior poderiam financiar seus projetos. Elas fazem muito mais inovação do que consideram?, diz Sigolo por e-mail para o NMB.
Com base nesse modelo, foi desenvolvido programa específico, resultado de parceria com o Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade (Claeq).
“Nossa proposta é estruturar a gestão e o portfólio de inovação das organizações participantes para o máximo aproveitamento das linhas de fomento oferecidas pelo Governo Brasileiro e de outros países, porque há muito mais possibilidades de inovação e de obtenção de financiamento do que se considera. Para isto, é importante recondicionar o olhar das equipes a respeito do que fazem e identificar, segregar e, sobretudo, valorizar as ações de inovação”, afirma o gerente.
Entre os objetivos do modelo, estão alinhar as distintas fontes de recursos às iniciativas das empresas participantes do programa, assegurando assim o uso seguro e competente de todas as possibilidades das oportunidades e dos projetos; e identificar, classificar e alinhar as iniciativas, estruturando melhor o portfólio e a gestão da inovação com foco nos resultados do negócio.
As empresas que participarem vão conhecer as principais linhas de financiamento para inovação, sejam para projetos realizados individualmente ou em parceria com seus fornecedores.
Além disso, ao longo do programa, os participantes serão capacitados para mapear e classificar projetos e iniciativas de inovação e identificar linhas de pesquisa e plataformas de inovação de interesse futuro; bem como segregar as oportunidades de fomento relacionadas aos projetos e plataformas identificados.
Nos objetivos do programa constam também acompanhar as oportunidades ofertadas pelos órgãos de fomento à inovação; organizar os documentos necessários visando aproveitar as oportunidades identificadas; identificar e detalhar as iniciativas inovadoras, elaborar os descritivos de projetos e preencher os formulários específicos visando atender às exigências dos órgãos de fomento; acompanhar os resultados das concorrências; e apoiar a empresa na prestação de contas e de esclarecimentos ao órgão de fomento.
De acordo com Sigolo, a atuação do IABM/Claeq é, em princípio, individual para cada empresa que aderir ao programa, sem custo inicial. O trabalho desenvolvido será remunerado por meio de taxa de sucesso. ?A metodologia utilizada já foi aplicada em várias empresas com sucesso?, diz ele. A palestra ?Fomento à Inovação? será por Ambra Nobre, diretora do Claeq, no dia 2 de abril, das 10 às 12 horas, na sede da ABM, ao qual o IABM é ligado, em São Paulo. Para garantir sua vaga nesaa palestra, entre em contato com o IABM pelo e-mail para bruno@abmbrasil.com.br. Também será possível participar da palestra por audioconferência.
Clique aqui e acesse a matéria.;;

Notícias de Mineração Brasil


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER