IBRAM participa de lançamento do Programa Dona de Mim, da Sigma Lithium
22/08/22
O programa visa oferecer microcrédito para mulheres empreendedoras que desejam transformar seu pequeno negócio
Fomentar o microcrédito para incentivar mulheres da região de Araçuaí e Itinga (MG) a transformar os seus negócios e gerar renda para elas e suas famílias. Este é um dos objetivos do Programa Dona de Mim, da mineradora Sigma Lithium, lançado na última sexta-feira, 19/8, na sede da empresa, em Itinga, região do Vale do Jequitinhonha.
O evento de lançamento contou com a presença de autoridades, empresários, players do setor mineral e representantes regionais da sociedade, que foram recebidos pela Co-Chair & Co-CEO da Sigma, Ana Cabral-Gardner; pela Chief Sustainability Officer, Maria Jose? Salum; e pelo Diretor de Relac?o?es com as Comunidades e Instituic?o?es da empresa, Iran Zan. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) foi representado pelo diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios, Júlio Nery, e pelo diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.
O Dona de Mim é fruto de uma parceria com o programa de microcrédito do Grupo Mulheres do Brasil, que tem o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. Ana Cabral-Gardner explica que para participar a mulher precisa ter vontade de empreender e uma conta bancária. As interessadas devem fazer um cadastro e passar por um treinamento de seis semanas, que aborda princípios do empreendedorismo, educação financeira e técnicas para a criação do negócio próprio. Depois dessas etapas o microcrédito é liberado. “A Sigma deu o pontapé inicial com a primeira doação para 500 mulheres, mas esse número pode chegar a 1500″, destaca.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o governo do estado enxerga a região do Vale do Jequitinhonha como um vale das oportunidades e o programa Dona de Mim é um exemplo disso. “Estou vendo aqui centenas de mulheres sendo preparadas para empreender de forma sustentável, sob o ponto de vista econômico, ambiental e social (…) A mulher só precisa ter um nome, uma conta corrente e vontade. Nós, do governo, acreditamos nessa vontade de prosperar, de deixar o assistencialismo e protagonizar o seu crescimento”, destaca.
O prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa de Oliveira, destacou a importância das empresas de mineração no desenvolvimento da região. “Acreditamos que esse mito de que o Vale do Jequitinhonha não tem as devidas oportunidades está acabando. Vamos sim passar por uma transformação muito rápida com a chegada das empresas de mineração na região”. Ele ressalta que atualmente a principal produção do local é o lítio, mas que está se descobrindo outras oportunidades que irão mudar ainda mais a realidade da região.