IBRAM participa da apresentação do Panorama Nacional da Mineração Artesanal e em Pequena Escala de Ouro
31/07/25
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participou, na última quarta-feira (30), em Brasília (DF), do lançamento do Panorama Nacional da Mineração Artesanal e em Pequena Escala de Ouro (Mape) — estudo inédito que representa um passo significativo no combate ao uso de mercúrio na mineração de ouro no Brasil. O Instituto foi representado pelo diretor de Assuntos Minerários, Julio Nery, e pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues.
A iniciativa está alinhada aos compromissos do Brasil com a Convenção de Minamata, tratado internacional que busca proteger a saúde humana e o meio ambiente por meio da redução e, sempre que possível, eliminação do uso de mercúrio nas atividades minerárias.
O panorama reúne 10 volumes com informações abrangentes sobre economia mineral, saúde, aspectos jurídicos e sociais da mineração artesanal e em pequena escala. O conteúdo servirá de base para a elaboração do Plano de Ação Nacional (PAN), que orientará políticas públicas voltadas à promoção de uma atividade minerária mais responsável, segura e ambientalmente sustentável.
Acesse aqui todos os volumes:
Volume I – Introdução e Contextualização
Volume II – Diagnóstico da Matriz Normativa e das Políticas Públicas
Volume III – Diagnóstico dos Aspectos Sociais
Volume IV – Diagnóstico de Comunicação
Volume V – Diagnóstico dos Aspectos de Saúde Pública
Volume VI – Diagnóstico dos Aspectos Econômicos
Volume VII – Diagnóstico dos Aspectos Operacionais
Volume VIII – Inventário das Emissões e Liberações de Mercúrio
Volume IX – Diagnóstico dos Impactos Ambientais
Volume X – Avaliação das Alternativas Técnicas ao Uso de Mercúrio
Fonte: MME
Voltar
13/11/25